29/01/2012

Petrobrás lança videoclipe do Ilê Aiyê com Criolo



Iniciativa integra o projeto Que Bloco é Esse?, que visa resgatar a importância dos tradicionais blocos afro do Carnaval de Salvador.

A Petrobrás lançou neste sábado, 28, o videoclipe do bloco Ilê Aiyê com o rapper paulista Criolo, durante a Noite da Beleza Negra, na Senzala do Barro Preto, em Salvador. O conteúdo faz parte do projeto “Que Bloco é Esse?”, realizado pela Companhia com o intuito de resgatar a importância dos tradicionais blocos afro no Carnaval de Salvador.

A iniciativa promoveu o encontro dos blocos com artistas consagrados do grande público e vai disseminar o conteúdo nas principais redes sociais na internet. O videoclipe já pode ser acessado pelo site WWW.petrobras.com.br/queblocoeesse.

A gravação do videoclipe com a nova versão da música “Ilê Ayê”, aconteceu no mês de janeiro, quando Criolo teve seu primeiro contato com a batida afro do Ilê. Para homenagear o bloco, as gravações foram feitas no tradicional bairro da Liberdade e no plano inclinado do Pilar, em Salvador. Com direção do baiano Ricardo Spencer, que assina muitas obras audiovisuais de Pitty, o videoclipe destaca a simplicidade do cotidiano do bairro da Liberdade e a auto-estima de seus moradores.

Já a gravação da música aconteceu no estúdio Ilha dos Sapos, onde Criolo e seu produtor musical Daniel Ganjaman se encontraram com os músicos do Ilê para criar a versão inédita, que ainda ganhou versos criados por Criolo em homenagem ao bloco afro baiano.

“Estou muito feliz em poder contribuir. Para mim foi uma honra estar com o Ilê pela sua história e pelas coisas boas que ele faz. Aprendi muito e recebi muito carinho dessas pessoas que são especiais”, afirmou Criolo na noite do lançamento do videoclipe, que contou ainda com sua participação no palco com a Banda Ayê.

Projeto Que Bloco é Esse?

O videoclipe do Ilê Aiyê com Criolo é um dos conteúdos produzidos dentro do projeto “Que Bloco é Esse?”. A iniciativa promoveu ainda encontros entre outros blocos afro e artistas consagrados da música brasileira em seus ensaios. O bloco Muzenza recebeu a banda Nação Zumbi no ensaio do dia 20 de janeiro; o Male Debalê tocou com o rapper Emicida no dia 22; e o Cortejo Afro recebe Preta Gil no próximo dia 30.

Os vídeos com esses encontros musicais, assim como os quatro mini-documentários que também serão produzidos sobre a história desses blocos poderão ser vistos a partir de fevereiro no endereço www.petrobras.com.br/queblocoeesse. O projeto engloba ainda a cobertura dos desfiles no Carnaval de Salvador e envolverá os blocos Okanbi, Os Negões, Bankoma e Olodum.

Patrocínio de trios e blocos afro

Com o intuito de preservar as atrações tradicionais do Carnaval de Salvador, a Petrobras também patrocina os trios independentes, os blocos afros e de afoxé que desfilam na festa, incluindo os trios de Luis Caldas, Armandinho, Dodô e Osmar e o de Moraes Moreira e Davi Moraes, entre outros.

Contam com o patrocínio da Companhia também os blocos Cortejo Afro, Os Negões, Okanbi, Olodum, Ilê Aiyê, Muzenza, Male Debalê, Bankoma, Araketu e o bloco de afoxé Filhos de Gandhy.

“A Petrobras assumiu o compromisso de contribuir para o resgate da herança cultural africana no Brasil e a preservação das tradições do Carnaval de Salvador, atendendo a uma expectativa antiga dos blocos afro e de afoxés para o resgate da cultura e a valorização das tradições da matriz africana”, afirma o gerente regional da Comunicação Institucional da Petrobras, Darcles Andrade.

Abastecimento B100

Com autorização da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustível (ANP), a Companhia prepara cerca de 100 mil litros do biodiesel B100 exclusivamente para o Carnaval da Bahia. O produto, oriundo de fontes renováveis, será o combustível oficial da folia em Salvador, movimentando cerca de 120 veículos, entre trios elétricos e carros de apoio.

De acordo com a estimativa da equipe técnica, o uso do combustível tradicional geraria a emissão de 310 toneladas de CO2eq (CO2 equivalente). Com o uso do biodiesel B100, a emissão será reduzida para 155 toneladas de CO2 equivalente, uma redução de 50% das emissões.

Para calcular a redução da emissão de CO2 com o uso do B100, os técnicos utilizaram valores estimados gerais, adaptando referências mundiais e considerando não apenas a emissão direta de CO2, mas também estimativas das emissões de gases de efeito estufa ao longo do ciclo de vida dos combustíveis.

Este é o quinto ano em que a companhia contribui para o Carnaval Sustentável de Salvador. A primeira vez, em 2008, forneceu o B5 (5% de biodiesel misturado ao diesel) e em 2010, o B20 (mistura de 20% de biodiesel ao diesel). O B20 foi o combustível de 90 veículos, entre trios elétricos e carros de apoio.

A ação durante a festa representou a redução em cerca de 31 toneladas de CO2 na atmosfera. Em 2008, o B5 foi responsável pela redução da emissão de oito toneladas de carbono durante o período de festa. Já em 2011, a utilização do B50 resultou na economia de 71 ton de CO2eq.

A logística de distribuição do combustível para os trios é organizada pela Petrobras Distribuidora em comum acordo com as entidades carnavalescas. O biodiesel utilizado B100, foi produzido pela Usina de Biodiesel de Candeias, da Petrobras Biocombustível. A unidade tem capacidade para produzir 217 mil litros de biodiesel, volume suficiente para abastecer quase 2/3 da demanda anual da região Nordeste com o B5.

Nenhum comentário:

Postar um comentário