20/02/2012

GOG, ELLEN OLÉRIA E NELSON MACA NO CARNAVAL DO BLOCO ÓKÁNBÍ



Fotos: Andre Santana.

As rimas contundentes do rapper GOG, o talento da musica negra da cantora brasiliense Ellen Oléria e a força da palavra do poeta baiano, Nelson Maca, serão as atrações do desfile do Bloco Ókánbí, segunda e terça-feira, no circuito Batatinha (Centro Histórico).

Aliados a uma banda de sopro com 40 integrantes e à mistura deritmos percussivos que caracterizam o Ijexá e o afro cubano da banda Ókánbí Afro Pop, eles farão a grande novidade do Ókánbí na Avenida, homenageando o músico nigeriano Fela Kuti, com o tema “África 70. Um Tributo a Fela Kuti: a música é a arma”. Fela Kuti foi o criador do movimento Afrobeat na década de 70 e hoje é mundialmente reconhecido por ter usado a música para protestar contra a opressão do povo africano.

Além das atrações, o Ókánbí desfila com 08 integrantes na ala de canto e mais de 10 alas de dança, promovendo a mistura do afrobeat nigeriano e a percussividade afrocubana, diferencial rítmico criado para o bloco Ókánbí pelo percussionista Jorjão Bafafé, diretor da entidade.



“Vamos ressaltar, através da música, da dança e do figurino, a cultura eos ideais panafricanistas do músico Fela Kuti, criador do movimento afrobeat na década de 1970”, explica Bafafé. “O Bloco Ókánbí promete um verdadeiro espetáculo cênico-coreográfico nesse carnaval. Vamos mostrar na Avenida a força que tem a cultura de matriz africana no carnaval de Salvador”, promete o percussionista e diretor artístico-musical do bloco.

GOG é um dos pioneiros do movimento hip hop em Brasília e no Brasil, com trabalho focado no RAP consciente em um estilo único, que valoriza a palavra, o texto bem construído e um ideal. Suas letras são consideradas verdadeiros protestos sociais.

Ellen Oléria já esteve no bloco Ókánbí no carnaval 2011 e deixou uma excelente impressão. Ela canta, toca e mistura ritmos brasileiros com a soul music e levadas de jazz, realizando uma fusão que passeia pelo RAP, samba, afoxés e funk. Dona de uma voz marcante,tem uma performance cênica cheia de atitude. Considerado por muitos o poeta divergente da Bahia, Nelson Maca participa fazendo intervenções performáticas e declamando seus poemas.



O bloco Ókánbí integra o Carnaval Ouro Negro, programa de apoio ao desfile de blocos de matriz africana, criado em 2009,pela Secretaria de Cultura da Bahia. Em 2012, o programa contempla 126 entidades, entre afoxés, blocos afro,de índio, de samba, de reggae e de percussão, com um investimento de R$5,305 milhões.

Para conhecer a seleção completade blocos do Ouro Negro, acesse: www.carnavalouronegro.ba.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário