24/04/2012

PROJETO HOMENAGEIA VIVALDO CONCEIÇÃO


Fotos: Tiago Lima / Divulgação.

Lauro de Freitas será o primeiro município baiano a receber o evento que trará Armandinho Macêdo e os maestros Nivaldo Ornellas e Fred Dantas, em 2012.

O projeto “Vivaldo Conceição – Luminoso Diamante Negro na Música Baiana”, volta a reunir orquestras e artistas convidados através do programa Conexão Vivo, nos dias 27 e 28 de abril (sexta-feira e sábado), às 19 horas, na Praça da Matriz de Lauro de Freitas, Região Metropolitana de Salvador. Na sexta, a Orquestra Rumpilezz se apresenta com a participação de Armandinho Macêdo e do maestro Fred Dantas. No sábado, é a vez da Orquestra Xangô, do Maestro Reginaldo, com a participação do maestro Nivaldo Ornellas e dos músicos Vivaldo Conceição Filho e Augusto Conceição, filhos do homenageado.

Assim, como aconteceu no ano passado, quando foi apresentado em Salvador, Vitória da Conquista e Juazeiro, o projeto visa resgatar, preservar e apresentar a diferentes públicos a produção cultural baiana entre as décadas de 40 e 80. Uma exposição e uma mesa redonda acerca da época, em que grandes artistas com alto expoente criativo, como o próprio Vivaldo Conceição, surgiram no cenário da música nacional acontecerão durante todo o dia.

Projeção ampliada do trabalho do artista

O projeto ainda inclui uma série de pesquisas que darão origem ao conteúdo de um site. Também estão programados o lançamento de um CD com a obra de Vivaldo Conceição e um DVD, que reunirá, em forma de documentário, a história musical baiana das décadas de 40 a 80, os bastidores e apresentações realizadas durante a turnê deste projeto. Os CDs e DVDs serão distribuídos gratuitamente entre entidades públicas, organizações não governamentais e associações que atuam nas áreas de cultura e educação.

O projeto é promovido pela Paulo Argolo Cultura e Marketing, Falcão Produções e Adesba (Associação de Desenvolvimento Humano e Social da Bahia), com o apoio do Governo da Bahia através do programa Faz Cultura.


Vivaldo Conceição

Vivaldo Conceição foi um maestro multi-instrumentista que mudou o cenário musical baiano do século passado ao somar aos ritmos afros, o requinte das orquestras sinfônicas, produzindo uma sonoridade inovadora que possibilitou o surgimento de diversas orquestras, como a do maestro Fred Dantas; Xangô, do maestro Reginaldo, a Rumpilezz, entre outras.

Tem participação em músicas gravadas por Riachão e Batatinha, foi homenageado por Maria Betânia, Caetano Veloso e Gilberto Gil, em um show realizado no Teatro Castro Alves, em 1979. Falecido em 1994, aos 68 anos, após complicações resultantes de um AVC, Vivaldo agora tem o seu legado resgatado pelos filhos Vivaldo Filho (Rayala) e Augusto Conceição.

Os filhos

Rayala e Augusto Conceição tocaram em diversas bandas e com os mais diversos artistas da música baiana, a exemplo de Gerônimo, Lazzo e Edson Gomes. Entre suas composições, “A Galera” e “Perêrê”, gravadas por Ivete Sangalo e “Juliana”, gravada pela banda Bom Balanço. Augusto ainda fez parte da primeira formação de cantores da Timbalada.

Conexão Vivo

Ainda dentro do programa Conexão Vivo, Lauro de Freitas vai receber na sexta-feira (27), Ana Paula Albuquerque, Roberto Mendes, Alisson Menezes e a Catrupia, Paulo Monarco, Maviael Melo, Magary Lord e Peu Meurray.

No sábado (28), Pirigulino Babilake, Galvão, Sertanília, O Círculo e Flávio Renegado prometem levar muita música para a cidade.

SERVIÇO

O que? Projeto Vivaldo Conceição – Luminoso Diamante Negro na Música Baiana

Onde? Praça da Matriz, Lauro de Freitas-BA

Quando? 27 e 28 de abril (sexta-feira e sábado), às 19 horas

Quanto? Gratuito

Nenhum comentário:

Postar um comentário