28/06/2012

São Pedro também vai contar com muito arrasta-pé


Fotos: Érica Almeida / Rosilda Cruz / Divulgação

Passado o São João, o Pelourinho também oferecerá atrações para quem pretende curtir os festejos em comemoração a outro santo tradicional, o São Pedro, lembrado no dia 29/06. HOJE (28), é dia de curtir o sanfoneiro Eugênio Cerqueira e as bandas A Volante do Sargento Bezerra e Arrankabeijo. A programação especial de forró no Centro Histórico prossegue até o sábado (30) nos largos Tereza Batista, Pedro Archanjo e Quincas Berro D’Água. A iniciativa é do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI), órgão da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), através do projeto Ciclo de Festejos Juninos no Pelô. Os grupos sobem aos palcos a partir das 21h, com entrada gratuita.


Eugênio Cerqueira se apresentará no Largo Pedro Archanjo. O sanfoneiro, que tem como raiz a música do Rei do Baião, Luiz Gonzaga, já acompanhou artistas consagrados como Wilson Aragão, Virgílio e Zelito Miranda, este último com quem trabalhou antes de se lançar em carreira solo. “É sempre uma satisfação muito boa tocar no Pelourinho, para um público que gosta do autêntico forró pé de serra, mas que por alguma razão não pôde viajar para as cidades do interior. A expectativa é de casa cheia e espero todos lá”, conta Cerqueira, que preparou um repertório com canções de Luiz Gonzaga, Dominguinhos, dentre outros.


No Largo Tereza Batista, a irreverência da banda A Volante do Sargento Bezerra traráum repertório dançante, unindo ritmos como baião, xaxado, xote e côco. O grupo inova ao colocar instrumentos como guitarra baiana para criar sons inusitados, produzindo uma música diferenciada. A Volante do Sargento Bezerra tem oito anos de fundação e é formada por Kleber Aguiar, Gabriel Dominguez, Kiko Lisboa, André Tiganá, Carlinhos Pajeú, Binho Cunha, Kiko Souza e Ricardo Hardmann.

No Largo Quincas Berro D’Água, a banda Arrankabeijo mostrará o forró tradicional com um estilo mais contemporâneo. Além da música, a banda possui um projeto social chamado Fascinasom, no qual parte da renda dos shows é destinada para oapoio ao projeto, que ajuda a retirar crianças das ruas.

Amanhã(29) é a data de se homenagear São Pedro, conhecido como guardião das portas do céu e protetor dos pescadores e das viúvas. Justamente por isso, será também dia de dançar ao som da banda Forrozão Talismã, no Largo Pedro Archanjo, às 21h. A banda tem na sua formação atual Renan Gomes, Midian Rose e Filipe Alves. Formada em Alagoas, a Forrozão Talismã mostrará um repertório variado, com músicas do compositor e líder da banda, Renan, junto com sucessos como Chora me Liga e E daí. Já no Largo Quincas Berro D’Água, a festa para o por conta do cantor e compositor Gereba, que fará uma homenagem a Luiz Gonzaga, que completaria cem anos em 2012. O artista promete animar o público com clássicos populares doRei do Baião, do Trio Nordestino e de Jackson do Pandeiro.

No sábado (30), último dia da agenda de atrações de forró no Pelourinho, o músico, escritor, compositor, poeta, cordelista, repentista, ator e cantador Bule Bule se apresentará no Largo Tereza Batista, às 21h. O artista reunirá grandes sucessos da sua carreira de mais de trinta anos dedicados à cultura popular,que faz dele uma referência nos gêneros tradicionais como o forró. Banda que nasceu de um encontro de amigos, a Jerimum Assado irá se apresentar no Largo Pedro Archanjo também às 21h. No repertório, a banda mostrará músicas de autores tradicionais da música nordestina como Luiz Gonzaga, Trio Nordestino,Dominguinhos, Flávio José, Elba Ramalho e alguns contemporâneos como Falamansa, Rastapé, além de composições autorais. No Largo Quincas Berro D’Água, Saulo Sanfoneiro subirá ao palco para tocar o forró pé-de-serra de Luiz Gonzaga e de outros artistas consagrados do autêntico ritmo nordestino.

Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI) - órgão da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) busca, através do Programa Pelourinho Cultural, além de dinamizar as ações culturais no Centro Histórico, incentivar também a produção local, por meio da promoção de eventos realizados pela comunidade. Toda a agenda de atrações do programa tem acesso gratuito ou a preços populares.

Serviço

O quê: Eugênio Cerqueira

Quando 28/06(HOJE)

Onde: Largo Pedro Archanjo l 21h

Quanto: Gratuito

O quê: Banda A Volante do Sargento Bezerra

Quando 28/06(HOJE)

Onde: Largo Tereza Batista l 21h

Quanto: Gratuito

O quê: Banda Arrankabeijo

Quando 28/06(HOJE)

Onde: Largo Quincas Berro D’Água l 21h

Quanto: Gratuito

O quê: Forrozão Talismã

Quando29/06 (sexta-feira)

Onde: Largo Pedro Archanjo l 21h

Quanto: Gratuito

O quê: Gereba

Quando: 29/06 (sexta-feira)

Onde: Largo Quincas Berro D’Água l 21h

Quanto: Gratuito

O quê: Banda Jerimum Assado

Quando: 30/06 (sábado)

Onde: Largo Pedro Archanjo l 21h

Quanto: Gratuito

O quê: Bule Bule

Quando 30/06 (sábado)

Onde: Largo Tereza Batista l 21h

Quanto: Gratuito

O quê: Saulo Sanfoneiro

Quando: 30/06 (sábado)

Onde: LargoQuincas Berro D’Água l 21h

Quanto: Gratuito

Nenhum comentário:

Postar um comentário