27/07/2012

EMPRESÁRIOS BAIANOS RUMO À NOVA YORK


Evento colocará frente à frente empresários e gestores públicos brasileiros com investidores internacionais no maior centro financeiro do planeta.


Na manhã desta quinta feira, empresários e representantes de empresas baianas se reuniram no ZANK HOTEL para discutirem a participação da Bahia no evento TARGET BRAZIL, que acontecerá dias 14 e 15 de novembro no Waldorf Astoria Hotel em Nova York. O evento, realizado pela BUFFALO INVEST, e idealizado pelo seu Diretor, André Barbierato, visa apresentar o Brasil como uma oportunidade de investimento única e diferenciada para a comunidade financeira internacional.

Durante os dois dias, os empresários brasileiros terão a oportunidade de apresentar suas empresas e expor seus negócios para potenciais investidores, numa espécie de Road Show coletivo, que promete maximizar os investimentos estrangeiros no país e estreitar a relação entre esses investidores a as empresas brasileiras. Segundo Barbierato, idealizador do evento, a Bahia tem um papel fundamental nesse contexto, pois é um estado que está emfranca expansão: “Salvador é a capital do nordeste e o PIB do nordeste cresce a uma taxa média anual de 15% em contraposição ao crescimento do PIB nacional”, comenta Barbierato.


Depois de Nova York, o evento segue para Zurique(Suiça) em fevereiro de 2013, Hong Kong (China), entre outras capitais financeiras do mundo.

Maiores detalhes podem ser encontrados em um vídeo explicativo através do seguinte link: http://www.youtube.com/watch?v=38KQMedwnUo&feature=youtu.be

CONTEXTO E DADOS IMPORTANTES:

Eles são chamados BRICs: Brasil, Rússia, Índia e China. Durante os últimos anos, esses países passaram por um enorme crescimento econômico e atraíram os investidores.

No passado, analistas financeiros mostraram-se sempre preocupados com a capacidade destes países em resistir ao colapso econômico global. Hoje, com o mundo emergindo da crise de liquidez mais profunda já vista, uma coisa é certa: Os BRICs serão o principal motor da economia mundial nos próximos 50 anos.

Tomemos o Brasil como exemplo: hoje, o Brasil ultrapassou o Reino Unido, tornando-se a 6ª maior economia do mundo. Com mais de U$ 350 bilhões em reservas de capital e um forte mercado interno. Desde 1994, tem conseguido, com sucesso, manter a inflação sob controle. O Brasil conseguiu gerenciar e harmonizar o crescimento e reduzir ataxa de inflação gerando estabilidade.

Os analistas preveem um desempenho ainda melhor para os próximos anos. A mistura de inflação baixa e estabilidade resultou em uma melhor distribuição de renda.

Vejamos os números:

De 2003 a 2009, a classe média brasileira aumentou de 44% para 52% da população, o que significa que mais de 50 milhões de pessoas se juntaram à classe média em apenas seis anos.

De 2006 a 2007, o investimento estrangeiro direto no Brasil quase dobrou, passando de U$18,7 para U$35 bilhões de dólares. Em 2010, esses investimentos chegaram a U$48 bilhões.

O Brasil apresenta baixo nível de alavancagem financeira e sua proporção de crédito sobre PIB é de 56%. A zona do euro tem uma proporção de 133% e nos países desenvolvidos, este índice é de 168%. Nos Estados Unidos, esta proporção é de 202%.

O cenário apresentado acima, torna o Brasil menos vulnerável do que muitos outros países (emuma crise de liquidez em potencial) e preparado para apresentar seus mais valiosos ativos: suas empresas (modelo de arte no gerenciamento); um mercado em rápido crescimento com enormes oportunidades e total transparência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário