24/07/2012

Geração Bit realiza conferências gratuitas sobre produção de videoclipe


Fotos: Carol Vargas / Divulgação.

A partir de 31/07, nomes de peso como Zico Góes (MTV) e o teórico Arlindo Machado darão palestras sobre linguagem, produção e marketing do clipe.

No intuito de fomentar o interesse e ampliar o debate sobre a produção de videoclipes, o projeto Geração Bit irá realizar, entre 31 de julho e 28 de agosto, conferências abertas ao público com nomes de referência a nível nacional do mercado audiovisual e de videoclipes.


Entre os convidados deste ano estão o diretor de conteúdo da MTV, Zico Góes, e Conrado Almada, responsável por clipes do Skank, Pato Fu, entre outras bandas, além do teórico Arlindo Machado. As palestras – uma a cada semana - irão acontecer na Aliança Francesa (Teatro Moliére), sempre às 20h, com entrada franca – exceto a de Arlindo Machado, que acontece no Museu Geológico.


“Essa é uma oportunidade para quem não está participando das oficinas também poder entender melhor o universo do videoclipe, através de quem sabe do assunto. Realizamos essas conferências na primeira edição e deu muito certo”, afirma Renata Hasselman, uma das produtoras do projeto. Na primeira edição, em 2009, o Geração Bit trouxe nomes como Alexandra Briganti, que já foi referência do departamento de relações artísticas da MTV, e os diretores Ricardo Spencer e Raul Machado.



A cada semana, sempre às terças-feiras, os convidados irão falar sobre o processo criativo na produção de videoclipes, estratégias de marketing, entre outros temas. Confira a programação completa:


31/07

Palestrante: Vinicius Nisi.

Tema: O processo criativo na produção de videoclipes e estratégias de lançamento para a internet.

Local: Aliança Francesa (Teatro Moliére).

Horário: 20h.


07/08

Palestrante: Ricardo Morais e Lucas Cirillo.

Tema: O audiovisual no segmento da música como estratégia de marketing, potencializando a imagem dos artistas. Case: Natura Musical.

Local: Aliança Francesa (Teatro Moliére).

Horário: 20h.

21/08

Palestrante: Zico Góes.

Tema: As mudanças da MTV como plataforma de lançamento do videoclipe.

Local: Aliança Francesa (Teatro Moliére).

Horário: 20h.

23/08

Palestrante: Arlindo Machado.

Tema: Linguagem do videoclipe.

Local: Museo Geológico (Sala de Arte Cinema do Museu, Av. Sete de Setembro, Corredor da Vitória).

Horário: 20h.

28/08

Palestrante: Conrado Almada.

Tema: O processo criativo na produção de videoclipes.

Local: Aliança Francesa (Teatro Moliére).

Horário: 20h.

Conheça os palestrantes que irão participar das conferências do Geração Bit:

- O músico e videomaker Vinicius Nisi ganhou destaque nacional após dirigir o clipe Oração, d’A Banda Mais Bonita Da Cidade, que já ultrapassou os 9 milhões de acessos no Youtube. Nisi segue com a banda como diretor artístico e tecladista. Atualmente também trabalha em parceria com o cineasta francês Vincent Moon (videomaker de bandas como Beirut e Arcade Fire), mixando vídeos para o portal Petites Planetés.

- Ricardo Morais é jornalista, mas sua área de atuação é o audiovisual, como diretor de videoclipe. Em 2009, participou da criação da plataforma digital do Natura Musical, fazendo parte do programa até hoje. Foi diretor de Minha Tribo é o Mundo, do rapper Flávio Renegado, passando por Segunda Pele, de Roberta Sá, Flor e Flora, de Luciana Oliveira, e De Pés no Chão, de Márcia Castro.

- Músico e diretor de cinema e videoclipes também formado em Comunicação Social, Lucas Cirillo é responsável pelo clipe Felicidade, de Marcelo Jeneci. Entre 2009 e 2010, dirigiu cerca de 50 documentários para web com diversos artistas da música brasileira para o portal Natura Musical, entre eles Gilberto Gil, Dona Ivone Lara, João Donato, Teresa Cristina, Milton Nascimento, Roberta Sá, Carlinhos Brown e Ronnie Von.

- Nome de referência da MTV, Zico Góes é diretor de conteúdo da emissora, tendo implementado as mudanças de posicionamento e da grade nova. Também é professor universitário de Rádio e TV. Com 20 anos de experiência na área de cultura e entretenimento, Góes também já passou pela GNT (Globosat) e FLINTBRASIL. Na MTV, é responsável pela criação de programas de sucesso, como RockGol, Piores Clipes do Mundo e o Video Music Brasil (VMB).

- Arlindo Machado é professor do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Semiótica da PUC-SP e do Dept. de Cinema, Rádio e Televisão da Universidade de São Paulo. Seu campo de pesquisas abrange o universo das chamadas “imagens técnicas”, ou seja, daquelas imagens produzidas através de mediações tecnológicas diversas, tais como a fotografia, o cinema, o vídeo e as atuais mídias digitais e telemáticas. Sobre esses temas, publicou 13 livros. Foi crítico de fotografia e vídeo na Folha de São Paulo durante entre 1984 e 1986. Dirigiu seis filmes de curta-metragem. Recebeu o Prêmio Nacional de Fotografia da FUNARTE , em 1995 e o Prêmio Sergio Motta de Arte e Tecnologia em 2007.

- Conrado Almada é diretor audiovisual e artista plástico, com formação em Comunicação Social. Já participou de inúmeros festivais nacionais e internacionais de cinema e vídeo, tendo sido premiado em vários deles, incluindo dois VMBs pela MTV. Desenvolve trabalhos para artistas e clientes como SONY, Converse, Skank, Jota Quest, Sandy, Erasmo Carlos, Selton Mello, entre outros.

Programa Vivo Arte.Mov - O Programa Vivo Arte.Mov reúne um conjunto de iniciativas em torno da chamada “cultura da mobilidade”, estimulando a criação, pesquisa, reflexão e difusão da arte em mídias móveis e mídias locativas.

São projetos, eventos, colóquios, mostras, exposições, e o Vivo arte.mov - Festival internacional de arte em mídias móveis, o maior e mais importante do Brasil no gênero. Suas atividades acontecem em várias cidades do Brasil, valorizando a diversidade cultural brasileira e suas especificidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário