15/08/2012

Candomblé baiano em festa pelos 10 anos de Mãe Índia no Bogum


O candomblé da Bahia está em festa pelos 10 anos de liderança de Mãe Índia no Terreiro do Bogum, considerado pelos antropólogos como o mais representativo da Nação Jeje em Salvador e cidades do Recôncavo. No próximo sábado, dia 18 de agosto, completa-se a primeira década de sucessão de Mãe Nicinha.

O Bogum fica no Engenho Velho da Federação e compõe uma heroica história de resistência do povo afrodescendente que se instalou naquela região da cidade para formação de um quilombo e hoje constitui um bairro com 80 mil habitantes.


Fundado antes de 1860 - não se sabe a data precisa -, o terreiro acolhia escravos foragidos em busca de proteção. Entre suas principais lideranças, estão Ludovina, ainda no século XIX, Runhó e Nicinha.

Mãe Índia é Zaildes Iracema de Mello, uma das mais fortes representantes da nova geração do candomblé baiano. Entre seus filhos, estão seguidores não só de Salvador, mas de países da Europa e dos Estados Unidos.

O terreiro Zoogodô Bogum Malê Rundó fica na Ladeira Manoel Bonfim, número 35, a 50 metros da estátua de Mãe Runhó, situada no final de linha dos ônibus do bairro.

Mais informações: TERREIRO DO BOGUM - ZOOGODÔ BOGUM MALÊ RUNDÓ – LAUDO ANTROPOLÓGICO - Prof. Dr. Ordep Serra

http://ordepserra.files.wordpress.com/2008/09/bogum-vii.pdf

http://vodunabeyemanja.blogspot.com.br/2010/02/jeje-mahi-bogum.html

Entrevista com Mãe Índia: http://www.youtube.com/watch?v=-3ekHlhHX2c

Perfil: http://mundoafro.atarde.uol.com.br/?p=1103

In english: http://globalaxe.org/presenters/mae-india-de-mello/

Nenhum comentário:

Postar um comentário