29/08/2012

Grupo Vilavox estreia novo espetáculo na programação do FILTE


O Segredo da Arca de Trancoso marca experimentação do grupo em espaços não convencionais e primeiro espetáculo infanto-juvenil.

Depois de se apresentar, no início do mês de agosto, para mais de mil espectadores no Sommerwerft Theater festival am Fluss - Festival de Teatro em Frankfurt (Alemanha), o Grupo Vilavox estreia seu mais novo espetáculo - O Segredo da Arca de Trancoso -, que compõe a programação do Festival Latino-Americano de Teatro – Filte, com apresentações nos dias 3, 4, 7, 8 e 9 de setembro, às 17h, na Rua Areal de Cima, nº40/07. A montagem é a primeira incursão do grupo fora da caixa cênica, ocupando um terreno ao lado da sua sede, no bairro Dois de Julho, bem como inaugura seu diálogo com o público infanto-juvenil.

O Segredo da Arca de Trancoso conta com a direção de Cláudio Machado e texto do pernambucano Luiz Felipe Botelho. Inspirado no universo dos contos orais brasileiros, conta a história de um menino encarregado de levar uma arca de madeira até um local muito distante. Numa sucessão de surpresas, homens e mulheres com toda a sorte de intenções, animais falantes e criaturas fantásticas surgem no caminho, tentando tomar posse da arca, demonstrando que aquele estranho objeto é muito mais poderoso do que se podia imaginar. Logo ele descobre que a tal arca, espécie de baú, parece ter o poder de transformar a vida de todos os que tentam ver o que ela contém.

A montagem se apropria de recursos como máscaras e pernas de pau e conta com músicas originais compostas por Jarbas Bittencourt e Gordo Neto, numa criação colaborativa com o grupo. O novo trabalho celebra os onze anos de trajetória do Grupo Vilavox e inaugura um novo momento, explorando as possibilidades do ambiente urbano. O Segredo da Arca de Trancoso irá circular em vários bairros de Salvador e fará um total de 20 apresentações nos meses de setembro e outubro. O projeto de montagem da peça foi contemplado como Prêmio Procultura de Estímulo ao Circo, Dança e Teatro 2010.

Teatralidade – Além da forte presença das máscaras, a grande quantidade de personagens, as muitas trocas de figurino, o seu cenário móvel e a utilização de instrumentos musicais inspirados no acervo da etnomusicóloga Emília Biancardi faz do “Segredo...” um espetáculo dinâmico e rico de signos, que para além das crianças e jovens, encanta adultos. A música renova a parceria com Jarbas Bittencourt (Trilhas do Vila, Almanaque da Lua, Primeiro de Abril,Canteiros de Rosas e Labirintos) que assina, mais uma vez, a direção musical do grupo. Já a preparação do elenco para o trabalho com máscaras contou com a colaboração de Isa Trigo. O figurino proposto por Agamenon, que criou a cenografia ao lado de Cláudio Machado, elaborando um conjunto de peças que colaboram para o movimento e as transposições cênicas durante a encenação. A direção coreográfica é de Líria Morays.

Com linguagem coloquial, popular e referências nordestinas, “O Segredo da Arca de Trancoso” veio acalhar com o desejo do grupo em se lançar à rua – depois de várias montagens exitosas na caixa. Na peça, ao final da viagem em busca do dono da arca, o menino, agora um rapaz, compreende que o caminho importa mais que a chegada. No final das contas, encontrar-se – amadurecendo com cada personagem e situação vivida –era o seu grande desejo, contido e guardado na arca durante toda a sua trajetória.


Serviço:

Oque: Semana de Estreia do Espetáculo O Segredo da Arca de Trancoso

Quem:Vilavox

Quando:dias 3, 4, 7, 8 e 9 de setembro, às 17h

Onde:Rua Areial de Cima, n°40/7 Largo Dois de Julho

Quanto:Entrada Franca

Nenhum comentário:

Postar um comentário