19/12/2012

Espetáculo a céu aberto abriu o Natal da Diversidade, na noite de ontem (18), no Cruzeiro de São Francisco


Fotos: Yuji Sogawa.

A programação especial de Natal no Centro Histórico será realizada até DOMINGO, 23/12, e terá apresentações de ternos de reis, grupos de dança, além de corais e orquestras.


Baianos e turistas que já entraram no clima natalino puderam conferir na noite de ontem (18) a abertura do Natal da Diversidade, programação especial promovida pelo Centro de Culturas Populares e Identitárias – CCPI, órgão da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia – SecultBA. A ação contará, até o dia 23/12, com apresentações de dança, ternos de reis, além de corais e orquestras.

Quem abriu a noite foi o Bandão da Jurema. Com os integrantes vestidos de Papai Noel, o grupo passeou por todo o largo do Cruzeiro de São Francisco acompanhado pelos famosos Bonecões Mamulegos, que encantaram adultos e crianças por onde passaram. Durante o cortejo, as músicas natalinas foram tocadas com toda a alegria característica do povo baiano.


Logo em seguida, o palco erguido no centro do Largo foi ocupado pelos meninos e meninas do curso preparatório da Escola de Dança da Fundação Cultural do Estado da Bahia – FUNCEB, que apresentaram o espetáculo Uma Lua para Gonzaga. Composto por músicas que retratavam o cotidiano do povo sertanejo, além das canções do homenageado, as coreografias muito bem ensaiadas animaram o público presente, que não conseguiu ficar parado. “Vim com a minha filha e neta para ver esse espetáculo. É muito bom e atrativo ter shows como esse no Pelourinho, e o melhor é que é grátis e a céu aberto”, comemorou a dona de casa Edwirgens Costa.

Além das coreografias e do repertório impecável, a apresentação também se destacou pelo figurino e pela cenografia, que contou com sacos plásticos, latas de alumínio, trouxas de roupa, dentre outros objetos. “Fizemos um verdadeiro mergulho na cultura popular sertaneja e hoje temos como resultado desse nosso trabalho de pesquisa essa bela apresentação. É muito gratificante perceber o quanto esses meninos e meninas aprenderam sobre a cultura nordestina e sobre Luiz Gonzaga”, disse a cantora e dançarina Clécia Queiroz, que também é a coordenadora do Curso Preparatório da Escola de Dança da FUNCEB.

A guardete Rosana Neves teve um motivo a mais para estar na plateia. Além de acompanhar a pequena Yandla Neves, sua filha caçula, assstiu à apresentação das duas filhas maiores que fazem parte do grupo de dança. “Essas ações artísticas são importantes porque educam as pessoas e as ensinam a apreciar diferentes formas de arte. Essa apresentação retrata a história de uma personalidade que foi Luiz Gonzaga, um patrimônio da nossa cultura. São eventos como esses que enriquecem a alma e a cabeça das pessoas”, elogiou Rosana.

Após a apresentação da Escola de Dança da FUNCEB, quem empolgou o público no largo foi o coral do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural, o IPACoral. Sob a regência do maestro Márcio Medeiros e com um repertório vasto, que ia de Djavan a canções adaptadas de Michael Jackson, o coral encantou a todos, passando mensagens de paz e harmonia e celebrando o clima natalino.

Mais Natal da Diversidade

HOJE (19), a programação do Natal da Diversidade contará com dois ternos que circularão pelas ruas do Centro Histórico, o Terno Estrela do Oriente e o Terno das Flores. No Cruzeiro de São Francisco serão apresentados dois espetáculos. Às 18h, os alunos e coordenadores da Escola de Dança da FUNCEB mostrarão Sertania, remontagem de um espetáculo do ano de 1983 que retrata através de metáforas e simbolismos as condições de vida do povo nordestino, em especial os vaqueiros e sua relação com o boi. Fechando a noite de atrações, o Balé do Teatro Castro Alves (BTCA) mostrará o espetáculo Pangea. Criada em 2007 para o BTCA, a peça é uma montagem onde o ritmo, a percussão e o movimento se aliam para mostrar todo o potencial de cada bailarino.

Na quinta-feira (20/12), a orquestra do Maestro Fred Dantas animará o público com as tradicionais canções natalinas a partir das 18h, no Cruzeiro de São Francisco. Logo em seguida outro maestro comandará a festa. O Coral Expressons, sob a regência do Maestro Márcio Medeiros, reunirá cânticos de Natal com performances coreográficas em cima do palco. Já o Terno do Sol e o Terno da Anunciação circularão pelas ruas do Centro Histórico a partir das 19h.

Na sexta-feira (21/12), no sábado (22/12) e no domingo (23/12), sempre às 18h, no Cruzeiro de São Francisco, o Coral das Crianças de Salvador, regido pelo Maestro Keiler Rêgo, apresentará o musical Como é Grande o meu Amor, com canções de Roberto Carlos. As apresentações contarão com as participações especiais das cantoras Márcia Short (21/12) e Carla Visi (22/12) e do cantor Tonho Matéria (23/12). O coral é composto por aproximadamente cem crianças, na faixa etária dos 08 aos 14 anos, que estudam em escolas municipais do Bairro da Paz e do Engenho Velho da Federação.

Ainda na sexta-feira, às 21h, a Companhia de Danças e Folguedos realizará o Auto Natalino, passeando pelo Cruzeiro do São Francisco representando as comemorações pelo nascimento de Cristo. Pelas ruas do Pelô, a festa será comandada pelo Terno das Ciganinhas, Terno As Bailarinas (de Saubara) e o grupo vocal carnavalesco Paroano Sai Milhó, fundado em 1964 por um grupo de amigos.

No sábado (22/12), após a apresentação do Coral das Crianças, o Grupo Filó apresentará o espetáculo O Boi e o Burro a Caminho de Belém, às 19h no Cruzeiro de São Francisco. A apresentação, em forma de cordel, conta a história do nascimento do menino Jesus de forma lúdica, com muitas cores, dança, música e teatro. Às 20h, a Companhia de dança Kika Tocchetto apresentará o primeiro musical natalino feito em Salvador – o Kiketes Show, que mescla dança contemporânea, dança moderna, sapateado e técnicas circenses. Tudo isso acompanhado com um fundo musical natalino, criando um ambiente leve, colorido e especial, que encanta crianças e adultos. O Terno da Estrela, o Terno dos Astros, o Bandão Jurema e os Bonecões Mamulengo passearão pelas ruas do Pelô a partir das 19h.

No domingo (23/12), último dia de celebração antes da comemoração da noite do Natal, o Cruzeiro de São Francisco receberá a terceira apresentação do Coral das Crianças, desta vez com o cantor e compositor Tonho Matéria como convidado. A noite terá também a apresentação do Auto Natalino, da Companhia de Danças e Folguedos e do espetáculo O Boi e o Burro a Caminho de Belém, do Grupo Filó. Pelas ruas do Centro Histórico, a alegria ficará a cargo do Terno do Sol, Terno da Estrela e do grupo Boiada Multicor.

Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI) - órgão da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) busca, através do Programa Pelourinho Cultural, além de dinamizar as ações culturais no Centro Histórico, incentivar também a produção local, por meio da promoção de eventos realizados pela comunidade. Toda a agenda de atrações do programa tem acesso gratuito ou a preços populares.

Serviço:

Natal da Diversidade no Pelourinho

Quando: de 18 a 23 de dezembro | a partir das 18h

Onde: Ruas do Pelourinho e Cruzeiro de São Francisco.

Quanto: Aberto ao público

Nenhum comentário:

Postar um comentário