25/02/2013

Artista italiano Flavio Marzadro faz visita guiada de sua exposição “Memórias do Concilio de Trento: elementos de micro-história”



Fotos: Erivan Morais.

Mostra fica em cartaz até 18 de março no Museu de Arte Sacra; visitas guiadas acontecem às quartas-feiras.

Aberta ao público desde o dia 19 de fevereiro no Museu de Arte Sacra (2 de Julho), a exposição “Memórias do Concilio de Trento: elementos de micro-história” oferece às quartas-feiras (27/02, 06 e 13/03) visitas guiadas pelo autor das obras, o italiano Flavio Marzadro. As visitas acontecem após as conferências realizadas no próprio Museu, que fazem parte da programação da mostra.



Na exposição, Flavio Marzadro recorta pedaços da história e nos confronta com o que conhecemos do Concílio de Trento como evento histórico. Com esta experiência, o artista faz ainda um mergulho em seus antepassados, pois, mesmo que radicado no Brasil há pouco mais de três anos, continua com fortes vínculos com Trento, sua região natal, situada no norte da Itália.

As 18 obras de arte expostas expressam, revelam e discutem fragmentos micro-históricos das memórias de uso do Concílio de Trento, além de revelar a grande influência deste evento histórico sobre a religiosidade brasileira e baiana.

CONFERÊNCIAS

Como parte da mostra, o artista e também pesquisador projetou um Ciclo de Conferências associado ao mesmo tema da exposição: a influência do Concílio de Trento na arquitetura e nas artes. Serão quatro mesas de debate, uma por cada semana de realização da Mostra, sempre às quartas-feiras, com temas que se complementam e ampliam a discussão proposta, todas mediadas pelo artista.

Os temas são: a importância do Concilio de Trento na Arquitetura Lusobrasileira (27/02), nas artes plásticas no Brasil (06/03) e nas Letras e subalternidades (13/03). As conferências serão ministradas por pesquisadores das respectivas áreas, da UFBA, UFRB e da Universidade Católica do Salvador, entre os quais Eugenio Lins, Lula Carvalho, Mauricio Bentes e Neila Marcial.

Todas as conferências serão realizadas no Museu de Arte Sacra da UFBA e a realização também será uma atividade de extensão do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Bahia.

SERVIÇO

Exposição “Memórias do Concilio de Trento: elementos de micro-história”, de Flavio Marzadro

Local: Museu de Arte Sacra da Bahia (Rua Sodré, 276 - Dois de Julho). Telefone: (71) 3243-6511

Período de Visitação:

20 de fevereiro a 18 de março de 2013 (seg a sex), das 11h30 às 17h30

Visitação gratuita

Conferências: quartas-feiras (27/02, 06 e 13/03), das 14h às 17h, na Igreja de Santa Tereza no Museu de Arte Sacra. Visitas à exposição guiadas pelo artista após as sessões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário