23/02/2013

Espicha Verão consolida o Pelourinho como celeiro cultural no pós-carnaval



Fotos - André Frutuôso.

Cidade Negra, Aloísio Menezes e Neto Bala foram algumas das atrações que agitaram o Centro Histórico na noite de ontem (22).

Assistir apresentações de música, dança, teatro, artes plásticas e culinária foram algumas das opões de lazer que baianos e turistas puderam desfrutar ontem (22) durante a primeira noite da programação do Espicha Verão, projeto realizado pelo Governo da Bahia através da Bahiatursa, das Secretarias de Turismo e Cultura – SecultBa, e que conta com o apoio do Centro de Culturas Populares e Identitárias – CCPI. Atrações musicais de todos os ritmos fizeram a alegria do público em todos os largos do Pelourinho e no Terreiro de Jesus.



“O Espicha Verão é mais um programa para fortalecimento do comércio, do turismo e da cultura da Bahia. Sempre realizamos eventos aqui no Pelourinho e por isso sabemos da importância dessas atividades na nossa cidade”, disse Arany Santana, diretora do Centro de Culturas Populares e Identitárias – CCPI.



“Este projeto visa diminuir os efeitos da ressaca pós-carnaval. É um grande evento que utilizamos como vitrine porque enfatiza toda a diversidade cultural da cultura baiana”, afirmou Domingos Leonelli, secretário estadual de turismo.

“É um projeto superimportante porque consolida a estratégia do Governo de ampliar o verão festivo fazendo com que turistas permaneçam na cidade após o Carnaval e outros venham à Bahia conhecer a nossa cultura tão diversa”, afirmou Weslen Moreira, diretor de serviços turísticos da Bahiatursa.

Parah Monteiro foi a primeira atração a se apresentar no Largo Quincas Berro d’Água, dando o pontapé inicial à programação do Espicha Verão nos largos do Pelô. No Largo Tereza Batista, quem deu as boas vindas ao público foi o trio formado pelos cantores Marilda Santana, Simone Mota e Neto, que realizaram o Sarau Caymmi em Três Tempos. No Largo Pedro Archanjo, todo ambientado como um grande salão da gafieira, a cantora Kelly Cristina colocou o público para dançar ao ritmo do arrocha, enquanto aguardavam a entrada da Orquestra do Maestro Fred Dantas, para dançar no ritmo da estudantina.



No grande palco montado no largo do Pelourinho, em frente à casa de Jorge Amado, Aloísio Menezes fez o show de abertura daquele que seria o grande evento da noite: o show da banda carioca Cidade Negra, que retorna aos palcos após um intervalo de três anos.

“Adoro tocar na Bahia e especialmente no Pelourinho, que é a nossa Meca Musical. Aqui é a nossa casa”, comemorou Tony Garrido antes de subir ao palco.

Girassol, a Estrada, Sábado a noite, O Erê, dentre outros sucessos, fizeram parte do repertório do show, que contou com o grande coro formado pelo público que lotou o espaço.

Nos demais largos, Maviael Melo e Soul Tambor no Tereza Batista; Os Três Matutos e Neto Bala no Quincas Berro D’Água; Carlinhos Cor das Águas e Edil Pacheco e convidados no Terreiro de Jesus; fizeram a festa de quem preferiu com outros espaços.

Mais Espicha Verão

Hoje (23), a programação do Espicha segue a todo vapor a partir das 16h. veja a programação abaixo e fique por dentro de tudo que vai rolar no Pelô:

HOJE (23/02)

Terreiro de Jesus – A partir das 19h30

Os filhos de Santo Amaro e convidados (homenagem a Dona Canô) – com Jota Veloso, Jorge Vercillo, Carla Visi, Juliana Ribeiro, Armandinho, André Macêdo, e artistas de Santo Amaro.

Artur Moreira Lima (Atração nacional)

Largo do Pelourinho - A partir das 17h

Festival Gospel Convida – Ivan Dias, Débora Brasil, Ícaro Dias e Júlinho Cavalcanti

Paulinho Boca e Mariana Moraes (neta de Vinicius de Moraes)

Cabeça de Nós Todos

Largo Pedro Archanjo – A partir das 18h

Diego Marinho (arrocha)

Silvinha Torres – Homenagem a Gilberto Gil com participação de Nara Gil

Orquestra R Xangô (gafieira)

Largo Tereza Batista - A partir das 16h

Atração infantil – Fábulas Fabulosas

Gereba toca Gonzaga (forró)

Sylvia Patrícia (MPB)

Festival do Samba Reggae – Tonho Matéria convida

Largo Quincas Berro D’Água

Atração infantil – Alvorocinho

Álvaro Assmar (blues)

Mensageiros do Vento (pop rock)

Waltinho Queiroz (samba)

Identidade Baiana (Itinerantes) – A partir das 18h

Rodas de Capoeira/ Mestre Valmir

Rixô Terreiro de Jesus/ Fred Mendez

Frevos e Dobrados

Trança Fitas/ Salvador

Caretas e Bombachas do Acupe/ Santo Amaro

Domingo (24/02)

Terreiro de Jesus – A partir das 16h30

Luiz Natureza (MPB)

Agnaldo Timóteo (Atração nacional)

Sine Calmon (reggae)

Largo do Pelourinho - A partir das 18h30

Dão e Caravana Black (Black Music)

O Círculo (pop rock)

Largo Pedro Archanjo – a partir das 17h

Chorinho com Cacau do Pandeiro

Orquestra Benutti (gafieira)

Largo Tereza Batista – A partir 15h

Atração infantil – Alvorocinho

Gozo de Lebre (rock)

Vivendo do Ócio (rock)

Festival de rock, com Eládio e as Panteras e participação: Thathi, Silvio Passos, Mariano Lanat e Pietro Leal.

Largo Quincas Berro D’Água – a partir das 15h

Atração infantil – Fábulas Fabulosas

Carla Lis (samba)

Grupo Trivial (samba)

Festival Jovem Guarda – Rota de Fuga

Identidade Baiana (Itinerantes) – A partir das 17h

Rodas de Capoeira/ Associação Mestre Bimba

Swing do Pelô

Reisado/ São Francisco do Conde

Filarmônica 25 de Dezembro/ Irará

Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI) - órgão da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) busca, através do Programa Pelourinho Cultural, além de dinamizar as ações culturais no Centro Histórico, incentivar também a produção local, por meio da promoção de eventos realizados pela comunidade. Toda a agenda de atrações do programa tem acesso gratuito ou a preços populares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário