23/02/2013

Santo Antônio Além do Carmo recebe exposição fotográfica de Alex Oliveira



Fotos: Alex Oliveira.

Está aberta no Oliveira’s Bar, em Salvador, a exposição fotográfica “Ritos de Passagem” do fotógrafo Alex Oliveira.

Ritos de Passagem é uma exposição fotográfica, um recorte da produção imagética do fotógrafo baiano Alex Oliveira, dono de uma fotografia ligada a composições com o instante, relacionando corpo, arquitetura e cidade através de performances/ações criadas para o ato fotográfico.



O fotógrafo tem pesquisado atualmente as relações da imagem fotográfica com as redes sociais virtuais, compartilhando no Facebook sua produção diária de imagens, construindo, dessa forma, um universo de representações conduzidas através de narrativas descontínuas, dando evidência as relações possíveis que a contemporaneidade dispõe no uso da fotografia em diferentes suportes expositivos.

Perante as imagens de Alex Oliveira somos atraídos primeiramente pelos fortes contrastes lumínicos, pela plasticidade expressiva das cores, pela forma como os vários personagens são fotografados de um modo que não nos ocorre querer saber quem são, ou onde o fotógrafo cruzou com eles, e ainda a que mundos marginais pertencem. Estes são antes vultos, habitantes sombra de um mundo degradado, claustrofóbico e paralelo ao mundo que nos rodeia a que chamamos normal. Estas fotografias são sobretudo visões de um devir existencial, com os seus medos e as suas angústias. O fotógrafo construiu um corpo fotográfico onde a fotografia documental aparece travestida de intimidade.



Ritos de Passagem ocupou a sala especial do MAC (Museu de Arte Contemporânea) de Feira de Santana, e agora recebe o desafio de ocupar o Oliveira’s Bar, que se encontra no bairro do Centro Histórico de Salvador, o Santo Antônio Além do Carmo, todas as quintas e sextas-feiras do mês.

O quê: Exposição Fotográfica

Onde: Oliveira’s Bar, 110, Santo Antônio Além do Carmo, Salvador, Bahia

Quando: Até o dia 15 de março

Quanto: Entrada franca

Nenhum comentário:

Postar um comentário