23/06/2013

Itaparica promove São João


Itaparica festejou, ontem (22), a abertura do São João com o autêntico pé- de- serra. O município, neste dia, recebeu bandas da região que resgata a cultura local e o forrozeiro Gean Mota. “Em Itaparica está começando acontecer um resgate cultural. É com essa crença que estamos trabalhando, isto movimenta a economia, os turistas estão voltando e Itaparica voltará a brilhar”,declara Cláudia Gordilho,secretária de turismo,meio ambiente e cultura.

Moradores da região e turistas de cidades vizinhas compareceram à festa que foi até as 3 horas da manhã. O São João em Itaparica se comemora com eventos há mais de 10 anos e reforça a cultura local, com músicos da terra. Este ano, em especial, a Prefeitura promove a comemoração descentralizada, em outros distritos, a fim de permitir as comunidades o acesso aos festejos. Para a estudante Jéssica Andrade,22,que foi à Itaparica passar o final de semana, a festa é um lazer para a comunidade.“Este é o primeiro ano que passo aqui em Itaparica.É importante porque na ilha não tem muito atrativo para as pessoas que moram aqui, é importante para a população pois atrai o turista e melhora a economia do município”,afirmou a estudante.


A secretaria de saúde promove no evento ação de conscientização do uso de preservativos e educação sexual com entrega de panfletos e de camisinhas. Para atender a população foi disponibilizada uma ambulância equipada com técnica de enfermagem e motorista. “Estamos de prontidão para qualquer eventualidade,a equipe está disponível para a população, caso necessite de atendimento.As secretarias de Itaparica trabalham em parceria e isto nos fortalece”, afirmou Gordilho.

Os distritos de Alto das Pombas, Amoreiras, Marcelino, Mocambo, Misericórdia e Porto dos Santos teve a participação popular no primeiro dia de festa. Para a turista Marília Coutinho, 31, o evento descentralizado contribui para a integração da comunidade.

“Vim para Itaparica porque é um lugar calmo,sem confusão e tranqüilo para quem passeia em família. A comemoração do São João é boa para a comunidade pois esses eventos contribuem para o lazer de todos,não só do turista”, informa Coutinho.

Programação:

Dia 23/06 (Domingo)
Horário 17h Apresentação de Quadrilhas Juninas (Etapa do Campeonato da Federação de Quadrilhas Juninas de Salvador)

1 - MARIA BONITA
2 – BRILHO DA LUA
3 – ARRASTA-PÉ DO SERTÃO
4 – RENOVAÇÃO DO FORRÓ
5 – RAÍZES DO IGUAPE
6 – GIRASSOL DO IGUAPE
7 – ASA BRANCA
8 – FORRÓ QUENTÃO/VEM Q TEM
9 – FORRÓ DO ABC

Horário 22h (Centro)
Trio Asa Branca
Trio Sertanejo do Forró
Banda Status
Magia do Forró
Xote de Anjo


Horário 22h (Distritos: Alto das Pombas, Amoreiras, Marcelino, Mocambo, Misericórdia e Porto Santos)
Forró Trio Esperança
Trio Sertanejo do Forró
Trio Asa Branca
Forró Stylo
Trio Novo Nordeste
Trio os Filhos do Serrado
Trio Novo do Forró
Toinho do Acordeon

Nenhum comentário:

Postar um comentário