23/08/2013

NEOJIBA recebe renomado violinista em concerto no Pelourinho


Foto: Tatiana Golsman.

Ex-spalla da Filarmônica de Berlim, considerada a melhor do mundo, integra orquestra do NEOJIBA em concerto especial na Igreja de São Francisco.

No dia 31 de agosto, às 17h, jovens músicos da principal formação do NEOJIBA, a Orquestra Sinfônica Juvenil da Bahia, apresentam concerto com o violinista Leon Spierer na Igreja de São Francisco. Junto com os músicos baianos, Spierer executará a Sinfonia nº 7, de Beethoven, e a Serenata para Cordas do compositor russo Tchaikovsky. A entrega é franca, sujeita a capacidade da Igreja.

Leon Spierer foi spalla – principal violinista – da Filarmônica de Berlim entre 1963 e 1993, sob a batuta dos regentes titulares Herbert von Karajan e Loren Maazel, entre outros. Antes disto, ele foi spalla da Royal Stockholm Philharmonic Orchestra, entre 1958 e 1963. Em 1969, ele ganhou o Prêmio da Crítica Musical da Alemanha pela sua "versatilidade na interpretação de diferentes estilos musicais." Atualmente o Maestro Leon Spierer rege especialmente concertos dedicados à música do século XVIII e do princípio do século XIX.

Sobre o NEOJIBA

Criado em 2007 como um dos programas prioritários do Governo do Estado da Bahia, o NEOJIBA tem por objetivo alcançar a excelência e a integração social por meio da prática coletiva da música. No Brasil, o NEOJIBA é o primeiro programa governamental de formação de orquestras infanto-juvenis baseado no aclamado “El Sistema”, programa venezuelano criado há 38 anos. Seu diretor fundador e regente titular é o pianista Ricardo Castro, convidado em 2007 pela Secretaria de Cultura para criar e implantar o programa na Bahia. O NEOJIBA já beneficia diretamente mais de 800 crianças e jovens, integrantes do Núcleo de Gestão e Formação Profissional do Programa, no Teatro Castro Alves, e em Núcleos de Prática Orquestral em Simões Filho, na Península Itapagipana e no Bairro da Paz, além de Trancoso, no extremo-sul da Bahia. Além disso, o NEOJIBA apoia pedagogicamente projetos orquestrais do interior do estado, levando seus resultados a jovens músicos de mais de 20 municípios em toda a Bahia. O mais importante diferencial entre o NEOJIBA e a maioria das outras iniciativas de arte-educação realizadas no Brasil é sua função de real integração social, estimulando o convívio entre crianças e jovens de vários segmentos da sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário