27/08/2013

Resta o Pó e Outros Contos será lançado na próxima quinta-feira (29)


Obra de Ricardo Cruz reúne contos que exploram a mente humana.

Será lançado na próxima quinta-feira (29), às 17h30, na livraria Saraiva do Salvador Shopping, o livro Resta o Pó e Outros Contos, do escritor e compositor Ricardo Cruz. A obra evidencia a mania de acumular que uma pessoa pode adquirir, chegando ao ponto de acabar rodeada de objetos e completamente abandonada por toda e qualquer figura humana. O autor mostra, simbolicamente, o que resta, ou seja, o fim, o pó.

Ao explorar os extremos da mente humana e a ruína de suas vidas, das paranoias que vão tomando espaços sem freios, que o autor constroi as consequências de uma aflição maior: o personagem vive, por trás de sua deformação mental.

Um dos contos “Sangue e borboletas” é uma narrativa que se utiliza de um jogo com símbolos: o efeito borboleta e seu poder de desencadear catástrofes. Porém, o bater de asas da borboleta levanta a imagem da libertação e, assim, o personagem, ao receber o sangue de um prisioneiro espancado, não deixa de vivenciar um libertar-se daquilo que circula e mantém a vida.

Na avaliação da escritora Gerana Damulakis, o leitor encerra o volume Resta o pó acreditando saber tudo sobre os personagens dos contos “afinal, sabemos seus vícios, dos mais inofensivos aos mais violentos, assim como estamos convencidos que sabemos tudo sobre nós mesmos. É engano pensar que podemos saber tudo e, por isso, vem a surpresa, na forma de uma tensão. É a leitura começando a fazer efeito: descobrimos empatias com algum personagem, um mistério que nos habitava vem à tona... são os efeitos da criação de um escritor, deste escritor que é, sem dúvida, um criador da arte literária”, afirma.

Biografia – Francisco Ricardo Brugni da Cruz nasceu em Salvador, em1941, e da infância até adolescência viveu em Ilhéus e Itabuna. Chegou a Salvador no final dos anos 1950 para cursar o cientifico no Colégio Estadual da Bahia. Em 1961 prestou vestibular para a Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia (Ufba), onde diplomou-se em 1967 e se especializou em psiquiatria, atividade exercida até hoje por meio da psicanálise. É membro participante da Escola Brasileira de Psicanálise, seção Bahia.

Bibliografia - Roteiro para uma Tempestade (contos) – Edições Literarte, 1985; Benditos Perversos (contos) – Editora Fator, 1990; Todas as Luzes do Mar (contos) – Selo Editorial Letras da Bahia (Fundação Cultural do Estado da Bahia/EGBA), 1998; A Vingança de Xangô (romance) - Selo Editorial Letras da Bahia (Fundação Cultural do Estado da Bahia/EGBA), 2004; Resta o Pó e Outros Contos (contos) – Ed Nelpa, 2013.

Serviço

O que: Lançamento do Livro Resta o Pó e Outros Contos

Onde: Livraria Saraiva do Salvador Shopping

Quando: Quinta-feira (29.08) às 17h30
Entrada: Gratuita

Nenhum comentário:

Postar um comentário