28/11/2013

Mostra coreográfica celebra formatura da XXIV Turma do Curso de Educação Profissional da Escola de Dança da FUNCEB

Seis novos artistas profissionais apresentam trabalhos de conclusão de curso.

Os seis formandos da XXIV Turma do Curso de Educação Profissional Técnico de Nível Médio em Dança, oferecido pela Escola de Dança da FUNCEB, integrada ao Centro de Formação em Artes (CFA) da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), unidade da Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA), apresentam Mostra de encerramento no dia 3/12, a partir das 19 horas, na Sala do Coro do Teatro Castro Alves. A Mostra Coreográfica é o resultado dos processos formativos desenvolvidos pelos alunos ao longo do curso e nessa edição será composta por seis trabalhos artísticos, entre eles, uma vídeodança.

Para a coordenadora do Curso, Janahina Cavalcante, "A Mostra Coreográfica oportuniza uma ampliação da prática profissional dos alunos enquanto intérpretes, criadores e multiplicadores em dança, estimulando assim o fazer artístico, a apreciação estética e a formação de platéia. Ela se configura sempre como um espaço artístico pedagógico, no qual os formandos mobilizam conhecimentos construídos ao longo do tempo que permanecem no curso. Cotidianamente, esses alunos vão possibilitando identificações nos contextos artísticos, sociais e culturais, e nessa trajetória, consolidam competências e habilidades a cada movimento, a cada reflexão, a cada pensamento e a cada passo. Desta maneira, percorrem um itinerário cheio de experiências, interações, emoções e muito aprendizado na construção dos saberes necessário ao profissional da dança”.

Com duração de dois anos e meio, o Curso de Educação Profissional Técnico de Nível Médio da Escola de Dança da FUNCEB trabalha na formação técnica através do desenvolvimento de habilidades básicas e específicas, nas dimensões técnico-criativas, cognitivas e produtivas da linguagem da dança. No percurso da formação, os estudantes têm acesso a uma gama de informações e experiências artístico-pedagógicas em dança e de caráter prático-teórico, perpassando os diferentes modos de estudar dança e desvendando técnicas de movimento como a capoeira, a dança moderna, o balé clássico, as danças afro e populares, além de diferentes proposições em técnicas contemporâneas.

Em 2009, o currículo do Curso foi revisado e aprovado pelo Conselho Estadual de Educação (CEE) e Secretaria da Educação da Bahia (SEC), passando a seguir referenciais contemporâneos da educação e da dança. Também a partir de um diálogo com a Superintendência da Educação Profissional (SUPROF), o Curso vem consolidando a relação entre educação e trabalho, ampliando o olhar e o compromisso com a formação e a qualificação do jovem na perspectiva do acesso, ocupação e geração de renda no mercado profissional e na sociedade.

Mostra coreográfica de formatura

XXIV Turma de Formandos do Curso de Educação Profissional Técnico em Dança

Quando: 3 de dezembro (terça-feira), 19 horas

Onde: Sala do Coro- TCA

Quanto: Grátis

Realização: Escola de Dança da FUNCEB/ CFA/ FUNCEB/ SecultBA





Escola de Dança da FUNCEB

Endereço: Rua da Oração, nº 1, Terreiro de Jesus – Pelourinho

Telefones: 71 3116-6641/ 3116-6533/ 3116-6515

Nenhum comentário:

Postar um comentário