21/11/2013

VIVA SAVEIRO LANÇA LIVRO HISTÓRICO CONTANDO TRAJETÓRIA DOS SAVEIROS BAIANOS


Realizado no salão de eventos do Yacht Clube da Bahia, o lançamento do livro Viva Saveiro da Associação Viva Saveiro, foi sucesso total na noite da última terça-feira, 19. Sob o testemunho dos saveiros Mensageiro do Destino e Sombra da Lua — este último tombado pelo IPHAN —, que ficaram ancorados e à vista dos convidados junto ao pier do clube, se reuniram amantes e amigos dos saveiros para prestigiar e adquirir a publicação que tem fotografias de Nilton Souza e textos do escritor e jornalista Carlos Ribeiro e de Pedro Bocca, presidente da Associação Viva Saveiro.


Compareceram, dentre outros, o secretário de Turismo do Estado da Bahia, Domingos Leonelli, o artista plástico Bel Borba, o arquiteto e historiador, Chico Senna, o arquiteto Ivan Smarcevski, filho de Lev Smarcevski — o pioneiro a chamar a atenção para a preservação dos saveiros—, membros da diretoria da Associação, além de mestres e tripulantes saveiristas que ainda atuam nestas embarcações entre o Recôncavo e Salvador.


Atualmente só existem dezoito saveiros na Bahia, únicos no mundo, e a arrecadação do livro servirá para ajudar na preservação dessas embarcações que foram determinantes para a economia baiana, sobretudo do Recôncavo, no transporte de todo tipo de mercadoria para a capital.


Exemplares do livro poderão ser adquiridos nos sites da Viva Saveiro, www.vivasaveiro.org, e da Editora Solisluna, www.solislunaeditora.com.br, e nas livrarias Saraiva e Cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário