17/12/2013

Decoração de Natal de Salvador ganha Ecoárvore de 10 metros


Fotos: Erick Salles / Agência A Tarde

Desenvolvida pelo Grupo A Tarde, com patrocínio da Braskem e o apoio da Secretaria Cidade Sustentável - SECIS, a árvore sustentável conta com 550 kg de materiais reciclados e iluminação com fonte de energia solar.

Uma árvore de Natal sustentável e com uma mensagem diferenciada será inaugurada nessa segunda-feira (16), no Dique do Tororó, em Salvador. Desenvolvida pelo Grupo A Tarde e patrocinada pela Braskem, com o apoio da Secretaria Cidade Sustentável – SECIS, tem como objetivo atrair e encantar a todos que passarem pelo local, chamando a atenção para a relevância de investirmos em ações mais sustentáveis.


A ecoárvore, criada e confeccionada pelo professor e artista visual Ives Quaglia, tem uma estrutura de 10 metros de altura, construída com aproximadamente 4,5 mil garrafas Pet de vários tamanhos e 570 peças de papelão. A iluminação, também segue o conceito de sustentabilidade e utiliza lâmpadas que tem como fonte a energia solar armazenada em baterias durante o dia. A árvore sustentável conta ainda com 200 estrelas, 150 bolas natalinas, 120 presentes de tamanhos variados, 100 anjos e uma estrela no topo com 1,5 m de diâmetros.

Para a produção do objeto - um dos principais símbolos do Natal -, foram reciclados 550 kg de materiais comprados de recicladores e depósitos de sucata. “Ao patrocinar esta ação, a Braskem deseja que as pessoas que admirarem essa bela obra de arte, possam refletir sobre a responsabilidade de cada um com os resíduos sólidos produzidos e a importância da reciclagem para preservação do meio ambiente para as futuras gerações”, ressalta Emmanuel Lacerda, gerente de Relações Institucionais da Braskem na Bahia.

“Sem dúvida é uma iniciativa que só vai abrilhantar ainda mais o Natal de Salvador. A Secretaria Cidade Sustentável dedicou o seu primeiro ano de gestão à estruturação de políticas públicas, e 2014 será o ano de muitas ações, onde continuaremos à disposição da população e dos empresários para caminharmos juntos no desenvolvimento de ações que levem nossa cidade rumo à modernidade”, frisou Ivanilson Gomes, Secretário Municipal da Cidade Sustentável.

A decoração de Natal do Dique conta ainda com um presépio gigante, e partir desta quarta-feira, dia 18, serão apresentados espetáculos musicais e teatrais inspirados no nascimento de Jesus Cristo.

Sobre a Braskem: A Braskem é a maior produtora de resinas termoplásticas das Américas. Com 36 plantas industriais distribuídas pelo Brasil, Estados Unidos e Alemanha, a empresa produz anualmente mais de 16 milhões de toneladas de resinas termoplásticas e outros produtos petroquímicos. Maior produtora de biopolímeros do mundo, a Braskem tem capacidade para fabricar anualmente 200 mil toneladas de polietileno derivado de etanol de cana-de-açúcar.

Sobre a Secretaria Cidade Sustentável: A Secretaria Cidade Sustentável da prefeitura de Salvador tem o papel de planejar, orientar, executar e avaliar ações com vistas ao desenvolvimento de uma cultura voltada para sustentabilidade na prefeitura municipal de Salvador obtendo resultados ambientais, econômicos e sociais para cidade e melhoria da qualidade de vida de sua população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário