28/01/2014

Femadum lota ruas do Pelourinho


Fotos: EDGAR SOUZA.

Evento do Olodum agrada ao público baiano.

Milhares de pessoas foram conferir de perto mais uma edição do Festival de Música e Artes do Olodum, o Femadum, no último final de semana, dias 24,25 e 26 de janeiro. Com as ruas do Pelourinho lotadas, a 34ª edição do evento levou ao público uma mistura de diferentes linguagens artísticas da cultura afro-brasileira. Com o tema ‘Ashanti – O Trono Dourado e a Rainha Yaa Asentweaa’, o palco do local teve atrações como Zeze Mota, Banda Tribo de Jah e, como não podia faltar Olodum. Reunindo estilos como o samba, o ijexá, o reggae e o hip-hop, além de literatura e dança, o Femadum é considerado o maior festival de música afro-latino americano organizado por uma entidade civil brasileira e recebeu o patrocínio da Caixa Econômica Federal, da Brahma e da Petrobras.


O evento começou na sexta-feira. Neste dia, a Casa do Olodum foi sede de uma roda de conversa sobre o cinema negro e as expressões do Samba Reggae, tendo na sequencia um coquetel de abertura com a participação do DJ Branco e convidados como Zeze Mota, Antônio Pompeu, Carlos Passini, Filó, Carlos Alberto Medeiros e Vick Birkbeck. No sábado, dia 25, a abertura do evento contou com a Ala de Canto do Olodum e Percussão.


Os vencedores da Voz do Suburbio, Jovana Lorenço e Alisson Lima cantaram para os presentes com a percussão do Olodum. Antes da apresentação do musical “Meninas Douradas do Olodum”, feito pela escola do Olodum, o DJ Branco fez mais uma apresentação. A noite ainda contou com apresentação do rap de Mister Armeng, do samba do Grupo Conexão Negra, do reggae do Conexão Rasta e por fim, a atração mais esperada da noite, a banda do maranhão, Tribo de Jah, que na apresentação contou com a participação da Percussão Olodum.


O domingo continuou com a mesma energia. O dia contou com a apresentação do grupo Catadinho do Samba, do Olodance, com Fábio Tabach e Olodum, o reggae da banda Kayaman até o momento da entrega dos troféus aos vencedores do Femadum. Jucka Maneiro, Sandoval e Roberto Cruz foram representados por Lazaro Araújo cantor do Olodum que recebeu a premiação pela canção Olodum Ouro de Asahanti.


O dia ainda contou com a entrega do Troféu “Samba Reggae” 2014 que premiou nomes como o presidente do Tribunal Superior do Trabalho, o ministro Carlos Alberto Reis de Paula, primeiro negro a tornar-se ministro e também presidente da corte, o produtor musical Mauro Almeida, responsável pela direção da gravação de dez discos do Olodum pelas gravadoras Continental e Warner Music, além do cineasta Carlos Pasini, por ter sido o primeiro profissional a registrar e transformar em filme o Olodum, da Embaixada de Gana no Brasil, representada pela ministra conselheira, já que o país africano é a terra dos povos Ashanti – tema do Bloco Olodum para o carnaval de 2014, e da diplomata Bárbara Adda. Estas personalidades contribuíram, para o fortalecimento do Olodum e do Samba Reggae.


A noite terminou com as apresentações da atriz e cantora Zezé Motta, com o show Negras Melodias e a apresentação da banda Olodum e seu repertório variado de sucessos.

Femadum - O Festival de Músicas e Artes Olodum é mais uma atração do grupo Olodum que durante os últimos trinta e três anos contou com a presença de aproximadamente 100 mil pessoas. O evento acontece todos os anos no mês de janeiro na praça principal do Pelourinho e é aberto ao público. Com o objetivo de homenagear os novos estilos da música afro-brasileira, já contou com grandes nomes como Jimmy Cliff, Linton K. Johnson, Gal Costa, Sandra de Sá, Roberto Ribeiro, Luiz Melodia, Gilberto Gil, Lazzo, Margareth Menezes, Xangai, o ex-Embaixador de Angola Sr. Francisco Romão, o Ministro da Cultura Dr. Aluísio Pimenta, Pierre Verger, Caetano Veloso, o Ministro da Cultura Francisco Weffort, Mãe Estela do Terreiro Axé Opo Afonjá, o senador Abdias Nascimento e o presidente do SOS Racismo Sr. Harlem Desir da França, dentre outros.

O Femadum foi responsável por lançar no cenário musical baiano e até brasileiros jovens e talentosos compositores, até então desconhecidos, a exemplo de Rey Zulu, Tonho Matéria, a dupla Valter Farias e Adailton Poesia, o trio formado por Juka Maneiro, Roberto Cruz e Sandoval, Legel, Wellington Epiderme Negra, Nego do Barbalho, Pierry Onassis, Luciano Gomes e Jaupery, e muitos outros. O evento contempla diferentes linguagens artísticas, a música afro no geral, passando pelo samba reggae criado pelo saudoso Mestre Neguinho do Samba, a literatura, e os workshops oferecidos pela Escola Olodum.

Nenhum comentário:

Postar um comentário