28/03/2014

Operadores baianos fomentam negócios e incrementam turismo no Estado


Foto: Rita Barreto.

Os mais de 25 roteiros turísticos dos Lagos e Cânions do São Francisco, que compreendem a região de Paulo Afonso – cidade a 480 quilômetros de Salvador –, estiveram em evidência na manhã desta quinta-feira (27/3) durante a rodada de negócios entre 21 empresas locais (bares, hotéis, pousadas, restaurantes e agências) e 10 operadoras de viagens de diversas zonas turísticas baianas.

As empresas participam da segunda etapa do projeto Viaje Por Um Mundo Chamado Bahia, desenvolvido pela Secretaria do Turismo e Bahiatursa com o Sindicato das Empresas de Turismo do Estado da Bahia-Sindetur, Sebrae e prefeituras da região. O objetivo é fomentar o fluxo turístico dentro do próprio estado, intercambiando relações entre as 13 zonas turísticas da Bahia.

A rodada de negócios, que foi aberta com a presença do prefeito de Paulo Afonso, Anilton Bastos Pereira, inicia o famtour de três dias de agentes e operadores de viagens baianos pelos Cânions do São Francisco. “Quando a gente fala de Paulo Afonso, a gente fala de toda a região. Estamos em uma localização de fronteira, que pega quatro estados – Alagoas, Pernambuco, Sergipe e Bahia –, tivemos o retorno de nossos voos aéreos e abrangemos uma população flutuante de de cerca de um milhão de pessoas em um raio de aproximadamente 200 quilômetros”, afirma Anilton.

Para o prefeito, é uma tendência natural que aumente o fluxo turístico na região, com todos esses atrativos e o apoio da Setur/Bahiatursa. Ele elenca, entre os carros-chefe de todos os atrativos, os 64 quilômetros de cânion navegável - “nós somos maior, em termos de navegabilidade, que o Grand Canyon de Colorado (EUA) -,.o Raso da Catarina, os mais de 100 sítios arqueológicos e o complexo da Chesf (Companhia Hidroelétrica do São Francisco), que gera 96% da energia elétrica do Nordeste, além de “uma beleza muito particular que é a receptividade do nosso povo”.

Empresário de Glória, um dos municípios da região de Paulo Afonso, Tássio Castor vê como muito importante a realização do evento sobretudo como forma de aumento de geração de emprego e renda em consequência do crescimento do fluxo turístico. Para Glauber Ferreira, da Francistur, que já participou de vários eventos do tipo fora de Paulo Afonso, “é mais importante o que está acontecendo agora, trazer pela primeira vez esta rodada de negócios para a nossa cidade.”

O presidente do Sindetur, Luís Augusto Leão Costa disse que “o nosso trabalho é esse, fomentar a negociação, vendo que Paulo Afonso está entre os top 10 da Azul Companhia Aérea”. Jussara Oliveira, coordenadora do Sebrae, disse que “se trata de um projeto de economia criativa associado ao turismo, que é o forte da região: o turismo náutico, de aventura, o ecoturismo e o arqueológivo, sem falar no turismo de negócios fomentado pelo complexo hidroelétrico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário