23/03/2015

Festival Maré de Março espalha teatro por Salvador


Fotos: Gordo Neto / Ricardo Borges.

Pela segunda edição, Maré de Março homenageia mês de teatro com temporadas de espetáculos baianos.

O Festival Maré de Março teve sua primeira edição em 2013, produzido pela Arraial Promoções em parceria com o grupo Vilavox e a Casa Preta. Sua grade de programação contou, àquela época, com apresentações de teatro e dança, shows, oficinas de teatro e fotografia e debates, tudo realizado na Casa Preta/Dois de Julho. Nesta segunda edição, ganhamos a cidade: somos grupos, somos da rua e dos espaços alternativos e somos do teatro, do circo, da dança, da música, de Salvador, da Bahia e do mundo. Interferir no cotidiano de Salvador, ganhar as ruas e se espalhar pelos bairros é nosso maior desejo com este pequeno Festival. Ao final das 10 apresentações (8 delas em espaços públicos) previstas na nossa grade de programação, faremos um grande encontro, aberto ao público, com todos os participantes, para o debate "Salvador, como ocupá-la?" O festival tem como objetivo promover, discutir e experimentar a utilização dos espaços públicos e espaços alternativos de ocupação cênica na cidade.


O Maré de Março não se encerra aqui: esta maré quer subir e invadir a cidade cada vez mais. A Arte Pública, acessível à população, transgressora, onde a cidade vira palco, onde a rua se ressignifica, onde o transeunte vira plateia e onde a plateia acostumada ao edifício teatral se vê encorajada a entrar no grande teatro da rua, é uma opção de muitos dos grupos em atuação hoje no país. Estes grupos querem mudar a frieza concreta de suas ruas e edificações, querem mudar a crueza da vida nas grandes cidades, querem levar poesia, indignação, reflexão, discussão e também entretenimento para aqueles que por ali passam ou que para ali se dirigem. Temos a alegria de contar, nesta edição, com a presença do Antagon Theater AKTion, grupo sediado em Frankfurt e uma referência para o teatro feito em espaço público, que conta com artistas de todo o mundo, inclusive baianos!

Tem espetáculo no Campo Grande, 2 de Julho, São Lázaro, Nazaré, Politeama, Santo Antônio, Ribeira...

Este projeto foi contemplado pelo edital Arte em Toda Parte - Ano II, lançado pela Fundação Gregório de Mattos, órgão da Prefeitura de Salvador.


PROGRAMAÇÃO DO FESTIVAL

25/03, quarta, 18:00.

Onde: Passeio Público, Campo Grande.

Espetáculo: Bartolomeus

Grupo: Toca de Teatro

O GRUPO TOCA DE TEATRO surgiu a partir do encontro de jovens artistas na Escola de Teatro da Universidade Federal. Tem 4 espetáculos montados, dois deles em repertório.

BARTOLOMEUS é uma personagem que emigra de outros textos, de outras histórias, de outros teatros, de diferentes tempos. Existe num espaço de insinuações entre o sagrado e o humano, acontece como numa peleja poética do ator com o invisível. Propõe ao espectador uma viagem inusitada, um mergulho no vazio, um encontro antropológico, como se possível fosse voltarmos ao lugar onde nunca estivemos, mas que inexplicavelmente reconhecemos como secreto e íntimo. BARTOLOMEUS é um jogo divertido e poético entre a razão e a ilusão do Ser ou Parecer...

25/03, quarta, 20:00.

Onde: Casa Preta (Rua Areal de Cima, 40, Dois de Julho.)

Espetáculo: Dissidente

Grupo: Cia. Teatro da Casa

A CIA TEATRO DA CASA é formada por Vivianne Laert, Tato Sanches, Rui Manthur e Newton Olivieri e foi criada pelo elenco e seu então diretor Gordo Neto durante a montagem da peça “Dissidente” (2011). Sua pesquisa prioriza o trabalho do ator.

Em DISSIDENTE, de Michel Vinaver, Felipe, um jovem de 17 anos, mora com sua mãe Helena e parece não estar muito motivado a encontrar trabalho. Já Helena, separada do marido - um ex-socialista que conheceu durante a luta política - trabalha numa empresa fazendo estatísticas de mercado. A falta de interesse do filho pelo trabalho, pela vida “normal”, suas relações de amizade com um grupo de jovens suspeitos e sua visível degradação física apontam para um fim inevitável: a separação de mãe e filho por causa do seu envolvimento com drogas e crimes.

26/03, quinta, 18:00.

Onde: Igreja de São Lázaro, Federação.

Espetáculo: Amnésis - Uma Busca Intencional Pela Lembrança

Grupo: Toca de Teatro

O GRUPO TOCA DE TEATRO surgiu a partir do encontro de jovens artistas na Escola de Teatro da Universidade Federal. Tem 4 espetáculos montados, dois deles em repertório.

AMNÉSIS - UMA BUSCA INTENCIONAL PELA LEMBRANÇA foi construído em processo colaborativo com os atores, a partir da coleta de histórias de vida na Praça da Piedade, Mercado Modelo e Igreja de São Lazaro em Salvador. Em cena, os três atores mergulham numa saga de aventuras, celebrações e aprendizados, dando vida a 28 personas/personagens que transitam por lugares históricos da cidade. Amnésis - Uma Busca Intencional Pela Lembrança se apresenta para o público como um mosaico afetivo de memórias que ecoam por nossas ruas.

26/03, quinta, 20:00.

Onde: Praça Almeida Couto (Praça de Nazaré)

Espetáculo: Circo de um Homem Só

Grupo: Viapalco

O VIAPALCO foi criado em 1998, a partir de um curso de extensão na UNEB, profissionalizou-se em 2000 e desde então desenvolve um trabalho de pesquisa e pratica de diversas técnicas e linguagens teatrais. Já produziu 12 espetáculos, dos quais 5 permanecem em repertório.

O CIRCO DE UM HOMEM SÓ mostra o palhaço Tiziu realizando, sozinho, um espetáculo de circo completo. Ele faz tudo. É a peculiaridade na execução dos números e o carisma do palhaço na relação com a plateia que dá o tom cativante e cômico ao espetáculo

27/03, sexta, 18:00.

Onde: Largo da Madragoa, Ribeira

Espetáculo: O Segredo da Arca de Trancoso

Grupo: Vilavox

O VILAVOX foi criado em 2001, no Teatro Vila Velha. Montou 6 espetáculos e está em atividade continuada desde sua criação, realizando ações formativas, de intercâmbio e de pesquisa estética.

Inspirado no universo dos contos orais brasileiros, O SEGREDO DA ARCA DE TRANCOSO conta a história de um menino encarregado de levar uma arca de madeira até um local muito distante. Numa sucessão de surpresas, homens e mulheres com toda a sorte de intenções, animais e criaturas fantásticas surgem no caminho, tentando tomar posse da arca, demonstrando que aquele estranho objeto é muito mais poderoso do que se podia imaginar. Logo ele descobre que a tal arca, espécie de baú, parece ter o poder de transformar a vida de todos os que tentam ver o que ela contém.

27/03, sexta, 20:00.

Onde: Casa da Outra. (Rua do Politeama de Cima 114, Politeama.)

Espetáculo: O Que de Você Ficou em Mim

Grupo: A Outra Companhia de Teatro

A OUTRA CIA DE TEATRO celebra este ano sua primeira década de trabalho continuado, acumula prêmios e indicações, sendo contemplado em editais e participando de importantes mostras e festivais cênicos no país.

Como um documento cênico, O QUE DE VOCÊ FICOU EM MIM, o espetáculo que celebra os 10 anos d’A Outra Companhia traz à cena histórias de seu cotidiano num misto de realidade e ficção. Mesclando fragmentos biográficos de seus integrantes, expõe as entranhas da companhia e revisita a trajetória do grupo, perpassando pelas escolhas, a gestão, a estética e as montagens anteriores. O espetáculo propõe uma reflexão sobre o fazer artístico, as motivações, as angústias, os conflitos que envolvem a decisão de ser artista.

28/03, sábado, 18:00.

Onde: Largo de Santo Antônio Além do Carmo.

Espetáculo: É das Palhaças que Eles Gostam Mais

Grupo: Nariz de Cogumelo

Foi criado em 2006 o NARIZ DE COGUMELO Apresentou-se em festivais de circo e teatro na Bahia, Pernambuco, Rio de Janeiro, São Paulo e Argentina e foi contemplado em editais federal e estadual.

É DAS PALHAÇAS QUE ELES GOSTAM MAIS reúne números clássicos de circo e arte de rua e ganham um novo olhar com a ousadia debochada e a feminilidade irresistível das palhaças, que mostram ao público por que, afinal, é delas que eles gostam mais!


28/03, sábado, 19:30 e 21:30

Onde: Largo de Santo Antônio Além do Carmo.

Espetáculo: Performances de Rua

Grupo: Antagon Theater AKTion

O ANTAGON THEATER AKTION é um dos principais grupos do teatro experimental na contemporaneidade, apresentando suas produções em espaços públicos internacionalmente por 25 anos. O grupo busca encontrar as raízes ritualísticas das artes cênicas, através de uma pesquisa que envolve o teatro físico, a música ao vivo, perna-de pau, acrobacia aérea e a dança expressiva para falar de temas que tocam a realidade atual.

Performances de Rua

Numa coletânea de performances de rua que transitam entre a dança, o teatro e o circo que compõem o repertório do Antagon, o grupo também apresentará cenas de uma das suas peças mais apresentadas em todo o mundo: TIME OUT (tempo parado).

29/03, domingo, 18h.

Onde: Praça da Madragoa, Ribeira.

Espetáculo: Remendo Remendó

Grupo: A Outra Companhia de Teatro

A OUTRA CIA DE TEATRO celebra este ano sua primeira década de trabalho continuado, acumula prêmios e indicações, sendo contemplado em editais e participando de importantes mostras e festivais cênicos no país.

Numa grande celebração a cultura popular nordestina, o espetáculo REMENDO REMENDÓ, indicado ao Prêmio Braskem de Teatro 2012 na categoria Melhor Espetáculo Infantojuvenil, narra a história de uma pequena cidade do interior em que o prefeito resolve realizar um concurso de contadores de histórias. Para tal feito, ele reúne as maiores mentes da região contando causos fantásticos pontuados por trilha sonora executada ao vivo.

30/03, Segunda, das 19 às 22h.

Onde: Casa Preta (Rua Areal de Cima, 40, Dois de Julho.)

Debate: Salvador, como ocupá-la? Debate aberto ao público com os grupos participantes do Maré de Março.


Contatos:

Festival Maré de Março: Gordo Neto – 87796093 – gosrdoneto@gmail.com



Espetáculos:

Nariz de Cogumelo

Laili Flórez - 9160.6536 - narizdecogumelo@gmail.com

Larissa Uerba - 9626.4326



Bartolomeus e Amnésis

João Guisande - 8886-1501 - joao_guisande@hotmail.com



O Circo de um Homem Só

João Lima - 9131-0427 - limateatro@gmail.com



Remendo Remendó e O que de Você ficou em Mim

Luiz Antônio - 9252-5491 e 3565-4623 - aoutra@gmail.com

Roquildes - 9222-6521



Dissidente

Viviane Laert Sampaio - 8842-0592 - vicalaert@gmail.com



O Segredo da Arca de Trancoso

Claudio Machado - 9179-6317 - voxproducao@gmail.com



Antagon

Bárbara Luci – 9315-4861 e 87309695 - cbarbaraluci@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário