29/05/2015

GANTOIS CELEBRA ANIVERSÁRIO DE POSSE DE MÃE CARMEN E LANÇA SITE

Na ocasião, será reinaugurada a Praça Pulchéria e entregue o novo gradil no entorno do terreiro.

No próximo sábado, dia 30 de maio, Mãe Carmen completará mais um aniversário como Iyalorixá do Gantois, posto assumido desde maio de 2002. São 13 anos de alegrias e reafirmação das tradições da casa.

Como em todos os anos, será feita uma homenagem, mas, desta vez, existem alguns motivos a mais para comemorar. Trata-se do gradil e da Praça Pulchéria no Alto do Gantois, que receberam obras de requalificação urbana, respectivamente, realizadas pelo Iphan e pela Prefeitura Municipal do Salvador. Na parte civil, as instituições acordaram em promover uma programação oficial com a entrega do gradil e reinauguração da praça nessa data que é de grande importância para a Iyalorixá.

Na oportunidade, será lançado ainda o site institucional do Gantois, seguido de apresentação musical do Coral Ecumênico da Bahia. Pela primeira vez, o terreiro terá seu próprio site com informações sobre a casa, seu funcionamento, história e novidades.

A obra contou com a requalificação de todo o piso na Rua Mãe Menininha e Praça Pulchéria – inaugurada em 1994, época do centenário de Mãe Menininha. A parceria entre a PMS e a Casa se reafirma por conta do Gantois ser Área de Proteção Cultural e Paisagística pela Prefeitura Municipal de Salvador, através da lei nº 3.590 de 16/12/1985.

O gradil feito e instalado pelo Iphan é um equipamento com design identitário, onde estão mesclados folhas e elementos dos Orixás. O vínculo institucional entre o Iphan e o Gantois está firmado desde o tombamento da Casa em 2002, quando passou a ser Patrimônio Histórico e Etnográfico do Brasil, portaria nº 683 de 17/12/2002. O gradil é o reconhecimento desse título e a valorização patrimonial da cultura de matriz africana, especificamente o candomblé.

Sobre o Gantois
O Ilé Iyá Omi Àse Iyamasé, conhecido popularmente como Gantois foi fundado em 1849, pela africana Maria Júlia da Conceição Nazareth, constituindo-se num espaço sagrado de longa expressão religiosa e notável santuário que mantém os costumes e os legados milenares dos povos Iorubá (Abeokutá), preservando o culto aos Orixás, seguindo uma tradição matriarcal com base na estrutura familiar de manutenção dos laços parentais, onde as dirigentes são sempre do sexo feminino, obedecendo aos critérios de hereditariedade e consanguineidade. O tradicional e centenário candomblé da Bahia é oriundo do Ilé Asé Airá Intilè (Candomblé da Barroquinha).

SERVIÇO
O que: Reinauguração da Praça Pulchéria, entrega do gradil no entorno do Gantois e lançamento do site institucional do Terreiro.
Data: 30 de maio
Horário: a partir das 11h
Local: Rua Mãe Menininha - Alto do Gantois, nº 23 – Federação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário