29/09/2015

4º concerto da série ‘Focus Rio, Quartas Musicais’ será no dia 7 de outubro no Teatro Acbeu




O cravista Edmundo Hora e o flautista Lucas Robatto apresentam no Teatro Acbeu o 4º concerto da série Focus Rio, Quartas Musicais, dia 7 de outubro, às 19h. A apresentação será inteiramente dedicada ao grande compositor barroco J. S. Bach, com obras executadas no cravo, instrumento que traz sonoridade típica do século XVIII, sendo a combinação de flauta e cravo uma das mais tradicionais daquele período. Para este recital, o ingresso será um brinquedo novo ou usado, mas em bom estado de conservação.

Algumas das mais importantes obras de Bach para estes instrumentos serão apresentadas ao público como Prelúdio em Si menor para Cravo solo, Sonata para Flauta e Cravo em Si menor, Fantasia Cromática e Fuga em Ré menor para Cravo e Sonata para Flauta e Cravo em Sol menorA série que tem concertos mensais programados até dezembro, já realizou encontros importantes no palco do Teatro Acbeu como o Duo Robatto, com os músicos Pedro e Lucas Robatto, que fez o show de estreia no dia 12 de agosto juntamente com o Quarteto da UFBA e o GIMBA - Grupo de Intérpretes Musicais da Bahia.

Entre outros ilustres representantes da música de câmara já abrilhantaram a série Heinz Karl Schwebel, Joatan Nascimento, Lelio Alves, Celso Benedito e Renato C. Pinto, que formam o Quinteto de Metais da UFBA; e Alexandre Casado, Laura Jordão, Suzana Kato e Beatriz Alessio que são o Quarteto UFBA e o GIMBA - Grupo de Intérpretes Musicais da Bahia. Outra atração foi o festejado pianista argentino Miguel Angel Scebba, convidado especialmente para se apresentar pelo projeto.

Organizado pelos músicos Lucas e Pedro Robatto, Suzana Kato e por Ticiana Guaranys, gestora do Teatro Acbeu, o projeto Concertos Focus Rio destaca músicos e conjuntos de câmara da Bahia. Serão apresentados nesta primeira edição de 2015 programas que contemplam diversas formações camerísticas, do instrumento solo até conjuntos de seis instrumentistas, com repertório que abrange obras do barroco até a atualidade.

Sobre os músicos
Edmundo Hora é um conceituado especialista em Música Barroca e em instrumentos de teclado do século XVIII. Com formação em Órgão e Cravo, foi organista titular da Catedral Basílica de Salvador. Graduou-se como Solista de Cravo pela Escola Superior de Artes de Amsterdã e pós-graduou-se na Hogeschool Stichting Amsterdam – Sweelinck Conservatorium, orientado respectivamente por J. Ogg e A. Uittenbosch. Doutorou-se em cravo pela UNICAMP, onde é Professor de Cravo e Música Barroca no Departamento de Música do Instituto de Artes, atuando ainda no Programa de Pós-Graduação – Mestrado e Doutorado em Cravo na mesma Universidade.

Lucas Robatto é professor da UFBa e 1º Flautista da OSBA. Graduou-se e completou o mestrado na Escola Estatal Superior de Música de Karlsruhe, na Alemanha, e fez doutorado na Universidade de Washington, Seattle, nos Estados Unidos. Foi bolsista na Alemanha do DAAD (Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico), e no Brasil, da Fundação Vitae e da Capes. Tem participado de numerosos cursos e festivais de música, como bolsista e artista convidado, no Brasil, Itália, Alemanha, Suíça, Argentina, Estados Unidos e Canadá. Atuou como solista e músico convidado em diversas orquestras no Brasil, Alemanha, Estados Unidos e Canadá. Além de músico de orquestra, atua como recitalista, camerista e docente em diversos cursos.

Serviço
O que: 4º Concertos Focus Rio – Quartas Musicais
Quando: 7 de outubro (quarta-feira), às 19h
Onde: Teatro Acbeu - Av. Sete de Setembro, 1883 - Corredor da Vitória
Informações: ACBEU (71) 3444-4411
Ingresso: um brinquedo novo ou em bom estado de conservação

Nenhum comentário:

Postar um comentário