30/01/2016

Campanha Balaio Verde no Bloco Amigos do Rio Vermelho por Luzia Moraes


O bloco Amigos do Rio Vermelho foi idealizado por amigos moradores do bairro em 2002, com o objetivo de resgatar a participação da comunidade nos festejos do dia 02 d fevereiro. Hoje, seu desfile com aproximadamente 5 mil foliões , se tornou sem dúvida o momento mais alegre do festejo.

Em 2016 festejaremos o 15 ano de existência do bloco na Praça Brigadeiro Faria Rocha com muita animação, e faremos  a entrega dos presentes a Yemanjá na prainha da rua Fonte do Boi com um grande espetáculo das Baianas com a participação da banda do Rio Vermelho. O bloco Amigos do Rio Vermelho mostrará, mais uma vez, a sua força de produzir alegria. Estaremos consolidando em 2016 mais uma cerimônia de entrega das oferendas a Yemanjá. Além do cortejo oficial na Praça de Santana, promovida pela Colônia de Pesca Z1, o bloco Amigos do Rio Vermelho elegeu em 2015 a prainha da rua Fonte do Boi, para fazer a entrega do balaio com os presentes para Yemanjá. Em 2016 essa cerimônia será muito mais emocionante.

A programação para o 2 de fevereiro de 2016 será a seguinte

11h30 – Inicio da apresentação da tradicional Banda do Rio Vermelho
12h – Desfile da Banda em direção a prainha da rua Fonte do Boi
12h30 as 13h - Cerimônia de entrega do balaio com as oferendas a Yemanjá na prainha da rua Fonte do Boi, próximo ao Hotel Pestana
13 às 14h30 – Apresentação da banda Rio Vermelho
14h30 às 15h30 – Lucy e Banda
15h45 às 17h30 – Bailinho de Quinta.


Campanha Balaio Verde

O Bloco Amigos do Rio Vermelho vai receber a ação socioambiental do Balaio Ecológico com nome de Campanha Balaio Verde que tem como principal objetivo orientar a sociedade para a manutenção do equilíbrio marinho neste Dia 02 de Fevereiro, mantendo a tradição do presente para Yemanjá, dando dicas para reduzir o impacto ambiental do Balaio.

O Secretário da Secretaria de Cidade Sustentável da Prefeitura de Salvador André Fraga é o padrinho e a produtora cultural Luzia Moraes, a madrinha "Yemanjá" da Campanha.

Luzia Moraes é filha de Yemanjá e participa há 4 anos do Projeto Balaio Ecológico, que envolve artistas na conscientização da preservação das praias de Salvador tendo a ação de conscientização do Balaio Ecológico na população, através da imprensa baiana que é acionada.

Luzia Moraes foi homenageada como Yemanjá no dia 02 de Fevereiro, no Bloco da Cidadania (2014 e 2015) e no Réveillon da Barra Axé Yemanjá por Sérgio Bezerra e Hellen Pacheco com Banda do Habeas (2014). E na Campanha Balaio Verde, em 2015 e 2016.


 A Campanha em 2016 contará com a tradicional Limpeza de Praia, neste caso a enseada do Rio Vermelho, no dia 01/02, a partir das 15h, com presença de artistas, empresários e formadores de opinião como ato simbólico de conscientização e "presente"para Yemanjá e dia 03 com ação de mergulhadores para limpeza do fundo do mar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário