30/03/2016

Mário Gusmão é o homenageado da sexta edição do Festival de Cinema Baiano




Foto Maria Sampaio_Acervo Pessoal

Referência para o povo negro e para o cenário artístico da Bahia, Mário Gusmão é o grande homenageado do VI FECIBA – Festival de Cinema Baiano, que será realizado em três cidades do interior do estado - Juazeiro, de 08 a 10 de abril, no Centro de Cultura João Gilberto; Feira de Santana, de 13 a 15 de maio, no Centro de Cultura Amélio Amorim; e Itabuna, de 09 a 11 de junho, no Centro de Cultura Adonias Filho.  Realizado pelo NúProArt – Núcleo de Produções Artísticas e pela Voo Audiovisual, o evento conta com apoio financeiro do Fundo de Cultura da Bahia, mecanismo de fomento à cultura gerido pelas secretarias de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) e da Fazenda (Sefaz), através do edital Agitação Cultural: Dinamização de Espaços Culturais. 

Nascido em 1920 na cidade de Cachoeira (BA), Mário Gusmão foi o primeiro ator negro a se formar pela Faculdade de Teatro da Universidade Federal da Bahia – UFBA, onde ingressou na segunda turma em 1950. Mas foram nas décadas de 1960 e 1970 que ele viveu o melhor momento de sua carreira. Seu trabalho junto ao Teatro dos Novos, grupo responsável pela renovação do cenário teatral em Salvador, o levou a atuar em mais de vinte peças.

No cinema, Mário participou de obras importantes para a cinematografia brasileira, como O caipora (1963), de Oscar Santana, O Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro (1969), de Glauber Rocha e “Jubiabá” (1985), de Nelson Pereira dos Santos. Na televisão, integrou o elenco das novelas “Tenda dos Milagres (1985), da Rede Globo e “Dona Beija” (1985-86), da Rede Manchete.

Como parte da homenagem, a Mostra Retrospectiva do VI FECIBA será dedicada ao ator. Em Juazeiro será exibido o documentário Mário Gusmão: o anjo negro da Bahia (2005), do diretor Elson Rosário. O filme revela a vida e a obra do ator em três linhas temáticas: a artística, a militância política no movimento negro e a espiritual, através do candomblé. A narrativa é construída com base nos depoimentos de personalidades do cenário cultural, teatral e cinematográfico da Bahia e do Brasil, tais como Nilda Spencer, Orlando Senna, Paloma Rocha, Jackson Costa, Carlinhos Brown e Jefferson Bacelar, autor da biografia do autor, Um príncipe negro na terra dos dragões da maldade, livro lançado em 2006. 

Dando continuidade à programação especial da Mostra Retrospectiva, em Feira de Santana, será exibido o filme A imagem da terra (1980), importante obra da filmografia de Glauber Rocha, do qual Mário fez parte do elenco. Já em Itabuna, a exibição será do longa O anjo negro (1972), de José Humberto Dias, filme que o ator protagonizou e cujo título passou a ser utilizado como uma qualificação ao homenageado.


Fundo de Cultura do Estado da Bahia (FCBA) – Criado em 2005 para incentivar e estimular as produções artístico-culturais baianas, o Fundo de Cultura é gerido pelas Secretarias da Cultura e da Fazenda. O mecanismo custeia, total ou parcialmente, projetos estritamente culturais de iniciativa de pessoas físicas ou jurídicas de direito público ou privado. Os projetos financiados pelo Fundo de Cultura são, preferencialmente, aqueles que apesar da importância do seu significado, sejam de baixo apelo mercadológico, o que dificulta a obtenção de patrocínio junto à iniciativa privada. O FCBA está estruturado em 4 (quatro) linhas de apoio, modelo de referência para outros estados da federação: Ações Continuadas de Instituições Culturais sem fins lucrativos; Eventos Culturais Calendarizados; Mobilidade Artística e Cultural e Editais Setoriais. Para mais informações, acesse: www.cultura.ba.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário