29/06/2016

Festival Internacional do Chocolate e Cacau da Bahia estimula produção e consumo de chocolate de origem



Evento acontece de 21 a 24 de julho, em Ilhéus, e promove negócios, gastronomia e turismo


A oitava edição do Festival Internacional do Chocolate e Cacau da Bahia será realizada entre os dias 21 e 24 de julho, em Ilhéus, e apresenta atrativos para produtores e consumidores de chocolate de diversas partes do mundo. Aberto ao público, o evento reunirá mais de 50 expositores, sendo mais de 30 marcas de chocolates Premium do Sul da Bahia, como Amma, Mendoá, ChOr – Chocolate de Origem, Amado Cacau, Fazenda Sagarana, Maltez, Costa Negro, entre outras. A programação inclui workshops gratuitos de receitas à base de chocolate com renomados chefs do país. Um deles será Lucas Corazza, aclamado confeiteiro e jurado do reality show Que Seja Doce, do canal GNT.

Capacitação – Oficinas Tecnológicas sobre produção de chocolate a partir da amêndoa do cacau serão promovidas, também gratuitamente, pelo Instituto Federal, através do sistema Rede e-Tec. As atividades são destinadas à capacitação de representantes de associações, cooperativas, estudantes, produtores e profissionais da área. Um dos grandes atrativos desta oitava edição do evento será o curso intensivo de avaliação de cacau e chocolate fino, ministrado pela antropóloga norte-americana doutora Carla Martin, professora da Universidade de Harvard, e pelo chocolatier Colin Gasko.

Carla é também fundadora e diretora do Fine Cacao and Chocolate Institute, uma organização sem fins lucrativos dedicada a identificar, desenvolver e promover o cacau fino e o chocolate. Colin é proprietário da fábrica de chocolate artesanal Rogue Chocolatier, no estado de Massachusetts, e seu produto já recebeu diversos prêmios nos Estados Unidos, como o Good Food Awards. As inscrições serão feitas até o dia 21 de julho, através do emailcaioalves@chocolat.com.br. O valor do investimento é R$ 2.750 e as vagas são limitadas.

Concursos – Uma das maiores autoridades do mundo em degustação de chocolates, autora do livro The Chocolate Connoisseur, a consultora francesa Chloé Doutre-Roussel vem ao Brasil especialmente para proferir palestras durante o Festival e também promover o primeiro concurso de chocolate de origem da Bahia. De todos os chocolates inscritos, dez serão selecionados como finalistas. O resultado da primeira eliminatória será divulgado no dia 21 de julho. A final, realizada no dia 24 de julho, irá selecionar os três melhores chocolates.

Todas as marcas que chegarem à final receberão premiação com certificado e as notas de degustação do júri relacionadas aos seus chocolates. Cada marca pode inscrever no máximo um total de três produtos. O custo da inscrição é de R$ 150 por produto. Mais informações no site do evento www.festivaldochocolate.com.

Outro concurso realizado durante o evento será o Cacau de Excelência. Promovido pela Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac) e voltado para produtores, esse concurso fomenta as origens de cacau de alta qualidade. As amostras de cacau inscritas passarão por análises químicas e avaliação de qualidade feita por meio de análises físicas, sensoriais e prova de corte. As amêndoas selecionadas como excelentes ficarão em exposição no estande da Ceplac, juntamente com ficha técnica, contendo informações de origens geográficas e genéticas. O objetivo da exposição é alcançar a profissionalização dos produtores na pós-colheita do cacau e a sustentabilidade da cadeia produtiva do cacau, com reconhecimento, preservação, valorização da diversidade e a promoção nacional e internacional do cacau brasileiro de alta.

O 8° Festival Internacional do Chocolate e Cacau agrega ainda espaço de recreação e minicursos de confeitaria para crianças, exposição de bolos confeitados e esculturas de chocolate, visitas a fazendas de cacau e fábricas de chocolate, rodadas de negócios, palestras e debates com especialistas sobre o tema, além de grandes atrações culturais nacionais. Um show de Djavan marca a abertura do evento, na noite do dia 21 de julho. Informações sobre venda de ingressos no site do Festival.

Nenhum comentário:

Postar um comentário