28/07/2016

Orquestra popular de Samba fecha lançamento do documentário "Do Corpo à Caxirola"



A orquestra popular Sambagolá fará uma apresentação após a sessão de estreia do documentário "Do Corpo à Caxirola - uma viagem pelos instrumentos tradicionais brasileiros", que acontece dia 02 de agosto (terça-feira), às 19h, na Sala de Arte do Museu Geológico da Bahia. Inspirado na coleção de instrumentos tradicionais reunidos pela etnomusicóloga e pesquisadora de Música Folclórica Brasileira, Emília Biancardi, o documentário dá continuidade à pesquisa iniciada pela diretora Sophia Mídian em parceria com a pesquisadora colombiana Maria Gabriela Gomez e a produtora executiva do projeto, Gina Reis, durante o Mestrado no Programa Multidiscilplinar de Pós - Graduação em Cultura e Sociedade da UFBA, onde foram colegas de turma. O filme propõe discutir processos criativos, resgatar expressividades musicais na cultura popular e refletir a indústria cultural no campo da música. Entre os convidados que participam do filme estão a etnomusicóloga Emília Biancardi, o músico Carlinhos Brown, lideranças e integrantes da banda Olodum; os professores Dr. Milton Moura (UFBA) e Juan Carlos Peña (Universidade Estadual do Amazonas); o povoado de Mundo Novo, representando o samba chula;  e comunidades indígenas da região Amazônica, na fronteira entre Brasil e Colômbia. Mesclando elementos da música erudita e do jazz, aliados à um repertório com o peso de ampla pesquisa musicológica em torno do samba urbano soteropolitano e compositores da Velha Guarda, o Sambagolá possibilita uma imersão no universo percussivo baiano e sua riqueza de ritmos, reintegrando a esse samba urbano os primórdios de suas células rítmicas originárias: o candomblé e o samba-rural.

Sambagolá

A Orquestra Popular Sambagolá é um coletivo de compositores/arranjadores/pesquisadores que reuniu-se a partir de 2014, nas rodas de samba do Toalha da Saudade, no centro da capital baiana. Bar tradicional de Salvador e reduto de intelectuais e artistas, também conhecido como Casa de Batatinha, foi lá que Gabriel Penha, neto do compositor, idealizou a formação da Orquestra Popular.

Em seu disco de estreia, intitulado “Sambagolá - Orquestra Popular e a Velha Guarda de Todos os Santos”, o coletivo revela jovens intérpretes e propõe releituras e arranjos inspirados em maestros como Rogério Duprat, Tom Jobim, Villa-Lobos e Letieres Leite. Na formação: Trio de atabaques tocado pelos “alabês” do terreiro de Gantois, violão, cavaquinho, baixo, Violino, clarinete e trombone, além do quinteto vocal formado pelos baianos Gabriel Penha e Felipe Brandão, os mineiros Lis Brasil e Gustavo Maia e a suíça Seraina Gratwohl. A direção musical é de Gabriel Batatinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário