28/12/2016

EXPOSIÇÃO “SHTIM SHLIM – O SONHO DE UM APRENDIZ” NA CAIXA CULTURAL SALVADOR



Foto: Voir Image.
Crianças e adultos desfrutarão da instalação interativa que conta com performances, oficinas e roda de conversa em sua programação

A CAIXA Cultural Salvador apresenta a mostra para toda família “Shtim Shlim – O sonho de um aprendiz”, ainda inédita na cidade. Inspirada em um conto popular dos povos nômades do norte da África, a instalação interativa conta com performances e será aberta no dia 7 de janeiro. As visitações ocorrerão do dia 8 de janeiro até o dia 12 de fevereiro, de terças-feiras a domingos, das 9h às 18h, com acesso gratuito e livre para todos os públicos.

Através de objetos gigantes expostos e das intervenções de atores, o grupo Os Tapetes Contadores de Histórias retorna à capital baiana para contar a saga do herói Shtim Shlim. Com direção artística da educadora e contadora de histórias ganesa, Inno Sorsy, a mostra conta com uma programação paralela gratuita que inclui roda de conversa e oficinas sobre a arte de contar histórias.

*Shtim Shlim – O sonho de um aprendiz” ganhou como MELHOR ESPETÁCULO e MELHOR CENÁRIO no PRÊMIO ZILKA SALABERRY, MELHOR DIREÇÃO DE PRODUÇÃO no PRÊMIO CBTIJ e recebeu o Selo de Altamente Recomendado pelo CEPETIN.


Uma grande batalha de magia:

O público que comparecer à CAIXA Cultural Salvador nos sábados, domingos e feriados em que a mostra estiver em cartaz, além de apreciar a instalação, poderá assistir ao espetáculo teatral que conta a história de Shtim Shlim. Em cada um destes dias, ocorrerão duas sessões, sempre às 11h e 16h, com capacidade para 30 pessoas, com idade a partir de 6 anos. A entrada é franca e as senhas de acesso serão distribuídas com 30 minutos de antecedência ao início dos espetáculos. O critério de seleção será o da ordem de chegada.

Quando criança, Shtim Shlim tem um sonho estranho, no qual o sol entra pela manga direita de sua camisa e a lua entra pela esquerda. Após ouvir do pai que o sonho significava que ele iria casar duas vezes, o jovem herói decide partir em busca de conhecimento com um velho mago que ensina “o tudo e a magia acima do tudo”. Mas o velho mago é conhecido por matar os seus discípulos após o teste final e Shtim Shlim travará com o velho mago, uma grande batalha de magia, para poder sobreviver.

Em “Shtim Shlim – O sonho de um aprendiz”, o espectador é convidado a ouvir uma história, percorrendo o cenário repleto de tapetes e grandes objetos confeccionados com tecidos coloridos. Entre as peças, está uma árvore de quatro metros de altura, um cão da raça galgo de dois metros e uma extensa cama de gato, que permite ao visitante atravessá-la. “A nossa ideia era criar uma instalação em que o público pudesse percorrê-la enquanto contávamos as aventuras de Shtim Shlim. Nós criamos os objetos de tecido em larga escala, para que o espectador pudesse ter a sensação de estar dentro da casa do mago, do castelo da princesa”, explica o ator e idealizador Cadu Cinelli, que também assina a coordenação geral.


Programação repleta de atividades paralelas:

De 10 a 13 de janeiro, Inno Sorsy ministrará a oficina “A arte de contar histórias”. O workshop tem como objetivo explorar o ofício do contador de histórias, que consiste em ver e contar uma história da forma mais bela e efetiva. Já a oficina “Ateliê de histórias” será ministrada por Warley Goulart, de 31 de janeiro e 03 de fevereiro, intercalando teoria e prática da arte de contar histórias. Os participantes passarão por dinâmicas em torno das práticas narrativas e da criação de suportes plásticos, como tapetes e painéis.

Ambas as oficinas ocorrem entre terças e sextas-feiras, das 16h às 18h30, com participação franca. Os interessados deverão possuir idade acima de 16 anos e enviar mensagem para oficina.tapetes@hotmail.com. As inscrições para a oficina “A arte de contar histórias” ocorrem entre 2 e 8 de janeiro. Já as inscrições para o “Ateliê de histórias” serão realizadas entre 24 e 29 de janeiro. O critério de seleção será o da ordem de inscritos.

No dia 8 de fevereiro (quarta-feira), das 17h às 18h30, o coordenador geral da mostra, Cadu Cinelli, participará de uma roda de conversa com o público. Na atividade, o idealizador do projeto compartilhará informações sobre o processo de criação e execução da mostra, bem como sobre o trabalho do grupo Os Tapetes Contadores de Histórias. A participação ficará sujeita à capacidade do espaço.


Serviço:
- Artes Visuais “Shtim Shlim – O sonho de um aprendiz”
Período: de 8 de janeiro até o dia 12 de fevereiro de 2017 (de terças-feiras a domingos)
Horário: das 9h às 18h
- Apresentações:
De 07/01 a 12/02/2017 - Sábados, Domingos e Feriados 11h00 e 16h00
Roda de Conversa: 08/02/2017 - DAS 17h00 as 18h30 - com Cadu Cinelli
Oficinas:
“A Arte de Contar História”, com Inno Sorsy
Data: 10 a 13/01/2017
Horario: 16h00 as 18h30
Publico: 16 anos, interessados em contação de histórias, professores, estudantes.
“Oficinas sobre a arte de contar histórias: ateliês de histórias”, com Warley Goulart
Data: 31/01 a 03/02/2017
Horário: 16h00 as 18h30
Público: 16 anos, interessados em contação de histórias, professores, estudantes.
Local: CAIXA Cultural Salvador – Rua Carlos Gomes, 57, Centro – Salvador (BA)
Entrada franca
Informações: (71) 3421-4200
Classificação indicativa: livre
Conveniência: estacionamento gratuito ao lado da CAIXA Cultural Salvador, no dia de lançamento



Nenhum comentário:

Postar um comentário