28/12/2016

Funceb faz consulta pública para seleção de comissão do prêmio Pierre Verger


As inscrições para o Prêmio Nacional de Fotografia continuam abertas até o dia 08 de março de 2017


A sexta edição do Prêmio Nacional de Fotografia Pierre Verger continua com inscrições abertas até 8 de março de 2017 e, após a virada de ano, já começa o processo de formação da comissão de seleção da premiação. Ficará disponível no site da Funceb, durante um mês (de janeiro a fevereiro) a consulta pública para as indicações de cinco nomes para compor a comissão de seleção, que dará início as suas atividades no fim das inscrições.
Em virtude da característica nacional do prêmio, a comissão de seleção será composta por dois profissionais de fora do estado da Bahia, sendo um do eixo São Paulo/Rio de Janeiro/ Minas Gerais e outro do eixo Norte/Nordeste, e três da Bahia, num total de cinco membros.
Até o momento, este que é um dos maiores concursos para trabalhos fotográficos, do Brasil, “já conta com diversos fotógrafos inscritos, de todo o território nacional”, informa Lydia Sepulveda, coordenadora de Artes Visuais/Dirart da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), entidade vinculada à Secretaria de Cultural do Estado da Bahia (SecultBA). O maior número de inscritos, até o momento, é das cidades do Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador.
Perguntas frequentes - Entre as questões mais frequentes levantadas pelos interessados pelas inscrições figura a pergunta sobre se o concurso é aberto a fotógrafos amadores. O edital não é exclusivo para fotógrafos profissionais. Amadores também podem enviar propostas. O tipo de papel que deve ser utilizado para as fotos, se brilhante ou fosco, também é uma pergunta recorrente. A resposta é que o tipo de papel fica a critério do proponente.
Outra questão constante é relacionada à inscrição de projeto de grupo. Poderão ser inscritos trabalhos de grupo, mas a inscrição terá que ser registrada em nome de apenas um proponente. Entre as dúvidas mais levantadas também consta a questão de inscrição de fotografias feitas fora do Brasil. As temáticas a serem escritas são livres, não necessariamente precisam ser registradas aqui no Brasil.
Prêmios - O Prêmio Nacional de Fotografia Pierre Verger outorgará três prêmios, sendo um em cada uma das seguintes categorias: trabalhos de fotografia de livre temática e técnica; trabalhos de inovação e experimentação na área da fotografia; trabalhos de fotografia documental. O valor individual de cada prêmio é de R$ 30.000,00 (trinta mil reais).
O Catálogo do Prêmio Nacional de Fotografia Pierre Verger 2016 / 2017, com tiragem de 1500 exemplares, será composto pelos trabalhos dos três premiados e dos 12 artistas indicados a critério da Comissão de Seleção. A mostra será realizada na Sala de Arte Contemporânea Mário Cravo Júnior, no Palacete das Artes, em Salvador – Bahia.

O anúncio da sexta edição do concurso foi feito pelo secretário de Cultura, Jorge Portugal, em 4 de novembro, data em que Pierre Verger completaria 114 anos de nascimento. A homologação do projeto aconteceu no gabinete da SecultBA, na presença de Fernanda Tourinho, diretora geral da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), de Lia Silveira, diretora da Dirart, e de Lydia Sepúlveda, coordenadora de Artes Visuais que executa o prêmio. O lançamento do edital aconteceu no dia 7 de novembro. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário