15/05/2017

O diretor de fotografia, Lauro Escorel, vem a Salvador ministrar curso oferecido pelo B_arco Centro Cultural




Profissionais do mercado audiovisual, amantes do cinema e da fotografia, além dos curiosos e interessados, já podem se inscrever para o próximo curso do B_arco Centro Cultural“A Direção da Fotografia Cinematográfica”, que será realizado na capital baiana, de 16 a 18 de maio de 2017. Ministrado por um dos maiores diretores de fotografia do cinema brasileiro, Lauro Escorel, o curso traz uma visão abrangente da linguagem cinematográfica a partir da ótica da direção de fotografia.

Na oportunidade, serão apresentados os elementos da cinematografia e sua utilização nos diferentes gêneros cinematográficos.  Tom, contraste, valores de cor, intensidades luminosas, claridade e escuridão, espaço e movimento, e sua utilização como elementos narrativos. A evolução estética da narrativa visual, a partir da utilização da Luz, Câmera, Cores, Lentes, Enquadramento e etc.

Os encontros se apoiarão na projeção de filmes fotografados por Lauro Escorel e de filmes emblemáticos da história da cinematografia internacional.

O projeto é uma parceria do B_arco Centro Cultural com a Zona de Produção, produtora de cinema do diretor baiano  João Gabriel.



·        SOBRE O CURSO
A Direção de Fotografia Cinematográfica


Cronograma das aulas

 Aula 1 -
O papel do Diretor de Fotografia no surgimento e desenvolvimento da narrativa visual no cinema.
A partir da exibição, e comentário  de cenas  de diferentes filmes, será apresentada a contribuição de cada um deles para o  desenvolvimento da linguagem cinematográfica.
As diferentes escolas serão apresentadas através de clássicos do cinema e de alguns trabalhos do próprio Lauro Escorel.

Aula 2 -
Aula voltada para o trabalho de câmera.
Espaço e Movimento. Intenção e Decupagem.
Planos, Montagem e Plano Sequência.
Enquadramento e Formato.
A linguagem das Lentes.
A partir da exibição, e comentário  de cenas  de diferentes filmes, serão apresentados exemplos da utilização destes elementos narrativos.
As diferentes escolas serão apresentadas através de imagens do cinema e TV contemporâneos e de alguns trabalhos do próprio Lauro Escorel.



Aula 3 -
A Luz como linguagem narrativa.
Sua utilização nos diferentes gêneros cinematográficos.
Cinematografia e Pintura.
A iluminação do espaço e dos personagens no espaço.
Exibição e comentário de cenas de diferentes filmes.
Apresentação dos instrumentos de trabalho de iluminação e demonstração pratica da sua utilização.


Sobre o Professor

 Lauro Escorel foi Diretor de Fotografia de diversos filmes, como Toda nudez será castigada (Arnaldo Jabor), O rei da noite (Hector Babenco), Bye Bye Brasil (Carlos Diegues), Ironweed (Hector Babenco), Brincando nos campos do senhor (Hector Babenco), O Xangô de Baker Street (Miguel Faria Jr), Domésticas, o filme (Fernando Meirelles e Nando Olival), Uma vida em segredo (Suzana Amaral), Jogo Subterrâneo (Roberto Gervitz), Vinicius (Miguel Faria Jr), Batismo de sangue (Helvécio Ratton), Chico, artista brasileiro (Miguel Faria Jr), entre outros.

Dirigiu os documentários Primeiro de Maio, Teatro de la calle, Libertários, Arraes de volta, Elisa e Joana,  Improvável encontro e Sonho sem fim (ficção).

Recebeu diversos prêmios, entre eles: Chico, Artista Brasileiro - Prêmio de melhor fotografia de documentário, da Associação Brasileira de Cinematografia. Giovanni Improtta - Prêmio de melhor fotografia do 17 Festival Cine Pernambuco. Batismo de Sangue - Prêmio de melhor Fotografia do Festival de Brasília.  Vinícius - Prêmio de melhor fotografia do festival CinePort de 2006. Jogo Subterrâneo - Prêmio do Cinema Paulista de Melhor Fotografia 2006. Aquária - Prêmio do Cinema Paulista de Melhor Fotografia 2005. Uma Vida em Segredo - Prêmio de melhor fotografia Cine Ceará 2002. Domésticas - Prêmio de melhor fotografia do 5º Cine Pernambuco 2001. Lucio Flávio Passageiro da Agonia – Prêmio de melhor fotografia no Festival de Gramado 1978. S.Bernardo, – Melhor Fotografia Festival de Gramado 1974.


Serviço:
Cursos do B_arco Centro Cultural
Curso 03:  “A Direção da Fotografia Cinematográfica
Data: de 16 a 18 de maio de 2017
Horários: Terça a quinta, das 19h às 23h
Inscrições: até 09 de maio
Professor: Lauro Escorel
Local: Zona de Produção | Rua Ilhéus, 258 - Rio Vermelho –
Carga horária total: 12 horas – 3 encontros
Aberto a todos os interessados
Inscrições até 09/05/2017, ou até acabarem as vagas.
Inscrições no site: http://barco.art.br/salvador-ba/
+Informações: 11 3081-6986, e-mail cursos@barco.art.br e no site

Nenhum comentário:

Postar um comentário