25/05/2017

Prefeitura de Itacaré realiza workshop sobre gastronomia e turismo


Itacaré (Elton Andrade)
Com o tema Gastronomia e Turismo – Ingredientes para um turismo mais forte, o evento acontece no dia 30 de maio (terça-feira), no Auditório do Ecoporan Hotel 
A realização de uma série de palestras de curta duração e alto impacto, tem o objetivo de aproximar os participantes do Festival com os produtores rurais. Com caráter inspiracional, trazendo especialistas de destaque para apresentação de casos, análises e assuntos de interesse dos estabelecimentos participantes do Festival.
De acordo com o secretário de turismo, Júlio Oliveira, a pretensão é levar até os empresários, chefs e cozinheiros novas tendências da gastronomia e do turismo. “Boas práticas para inserir os produtos da agricultura familiar na gastronomia e a inclusão das comunidades rurais em um processo de produção associada ao turismo”, explica. 
Será abordado temas como Gestão de Qualidade, Segurança Alimentar, Movimento Slow Food, Agricultura Familiar e Produção Associada ao Turismo. O evento será realizado no dia 30 de maio com duração de cinco horas, das 8h às 12h30, no Ecoporan Hotel.
Para o prefeito, Antônio de Anízio o Festival está criando uma maior integração entre o produtor rural e a cadeia produtiva do turismo. “Estamos fortalecendo a comercialização de produtos da agricultura familiar em bares e restaurantes de Itacaré, gerando mais empregos e renda para nossa gente”, explica. 
A programação faz parte dos preparativos para a 4ª edição do Festival Gastronômico Sabores de Itacaré. Cerca de trinta estabelecimentos vão participar do evento, que este ano, acontece no mês de 13 a 23 de Julho. 
O Festival Gastronômico Sabores é uma realização da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Turismo.

Confira programação completa:

8h – Café Boas Vindas
8h30 – Abertura com autoridades locais e regionais
9h – Palestra: Gestão de Qualidade x Segurança Alimentar
Palestrante: Melentino Tedesco (Lanchonete Tedesco), vencedor do Prêmio MPE Nacional – SEBRAE na categoria Turismo.
9h40 – Palestra: Movimento Slow Food Brasil
Palestrante: Revecca Tapie, Mestra em Turismo e Desenvolvimento pela Universidade de Toulouse na França e Facilitadora Slow Food Região Nordeste
10h20 – Palestra: Turismo Sustentável, Comunitário e Solidário
Palestrante: Alberto Viana, Mestre em educação do Campo, Educador e Pesquisador em Turismo e Sustentabilidade e Ativista do Slow Food.
11h – Palestra: Produção Associada ao Turismo e Desenvolvimento Comunitário
Palestrante: Cinthia Oliveira, Coordenadora do Instituto Companheiros do TXAI Resort
11h40 – Lançamento dos Pratos participantes do 4° Festival Sabores de Itacaré e da Campanha “Viaje Pelos Sabores de Itacaré”
Palestrante: Júlio Oliveira, Secretário de Turismo de Itacaré
12h30 - Encerramento

Nenhum comentário:

Postar um comentário