quinta-feira, 3 de agosto de 2017

Grupo Teatro Griô apresenta Tempos de Historias no SESC Pelourinho

Foto: Egi Santana.

O grupo Teatro Griô apresentará de 17 a 26 de agosto, no TEATRO SESC PELOURINHO, o evento “Tempo de histórias”, que traz em sua programação três espetáculos do repertório do grupo inspirados em narrativas de tradição oral tecidas em diferentes tempos e lugares. Com opções para toda a família, e apresentações para o público de todas as idades.

Nos dias 17, 18 e 19 de agosto, de quinta a sábado, às 20 horas, será apresentado o espetáculo “Histórias da Árvore Tempo”; nos sábados 19 e 26 de agosto, às 18 horas, será apresentado o espetáculo infanto-juvenil “Sessão de histórias e Cantigas do Teatro Griô”; e nos dias 24, 25 e 26 de agosto, de quinta a sábado, às 20 horas, será apresentado o espetáculo “Sete Peles”.

O evento Tempo de Histórias é uma das ações do projeto “TEATRO GRIÔ EM FLOR – Apoio às atividades artísticas de criação, formação, pesquisa, qualificação, aperfeiçoamento técnico, intercâmbio e manutenção do repertório do grupo Teatro Griô”. Este projeto propõe o apoio ao trabalho ininterrupto desenvolvido pelo Teatro Griô, grupo concebido há 18 anos, com metodologias próprias, a partir da interação estética entre o Teatro, a Tradição Oral, a Arte dos Narradores Tradicionais e dos Palhaços, da Cultura da Infância, da Literatura Oral e do Teatro de Rua. O projeto tem o apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia.

SINOPSES DOS ESPETÁCULOS:

HISTÓRIAS DA ÁRVORE TEMPO

Histórias da Árvore Tempo é um espetáculo de contos e mitos afro-brasileiros que trata de mistérios de vida e morte. Em suas tramas urdidas com espanto, simplicidade e doçura, revela-se a maravilha, a miséria e a fugacidade da existência humana em sua eterna dança entre criação e destruição. Elenco: Narradores do Teatro Griô. Cenário e Figurinos de Tânia Soares. Texto e direção de Rafael Morais.

SESSÃO DE HISTÓRIAS E CANTIGAS DO TEATRO GRIÔ

Na Sessão de Histórias e Cantigas do Teatro Griô os narradores compartilham com o público histórias e cantigas populares de tradição oral, intercalando as narrativas com “rodas de tirar versos” - refrãos e trovas do repertório do cancioneiro popular, muitas vezes reinventadas no momento da cantoria. As pessoas são estimuladas a ouvir histórias, cantar e tirar versos com os narradores, com muita simplicidade, humor e alegria. Elenco: Narradores do Teatro Griô. Cenário e Figurinos de Tânia Soares. Texto e direção de Rafael Morais.

SETE PELES

Espetáculo que trata das artimanhas de variados tipos humanos no enfrentamento com o capeta – personagem alegórico que através das narrativas de tradição oral revela distintas faces. Asnarrativas do demônio logrado possibilitam além da aventuraestética deludibriar odiabo, o desafio de reconhecer o próprio lado sombra e de vencer a sí mesmo. Em sete tramas tecidas com humor, espanto, astúcia, pavor e mistérios de sombra e luz, apresenta-senum tablado a existência humana com suas pelejas entre orgulho e humildade, egoísmo e altruísmo, vaidade e simplicidade. Elenco: Narradores do Teatro Griô. Cenário e Figurinos de Tânia Soares. Texto e direção de Rafael Morais.

SOBRE O GRUPO TEATRO GRIÔ

O Teatro Griô é um grupo de pesquisa e prática do teatro, tem como fonte de inspiração a arte dos contadores de história de matriz africana, artistas populares e palhaços, que representam a verdadeira essência humana com sua simplicidade, humor e poesia. Criado há 18 anos, pelos artistas Rafael Morais e Tânia Soares, o grupo, que já contabiliza vários prêmios, realiza diversas apresentações artísticas nos mais variados espaços cênicos, como teatros, centros culturais, praças e ruas. O grupo desenvolve pesquisas e metodologias próprias, além de espetáculos, oferece cursos e oficinas artísticas para pessoas com ou sem experiência de todas as idades.


SERVIÇO:
EVENTO: TEMPO DE HISTÓRIAS
LOCAL: TEATRO SESC PELOURINHO
INGRESSO: R$ 20,00(inteira) / R$ 10,00 (meia)
Dias 17, 18 e 19 de agosto - HISTÓRIAS DA ÁRVORE TEMPO – 20h
Dias 19 e 26 de agosto – SESSÃO DE HISTÓRIAS E CANTIGAS - 18h
Dias 24, 25 e 26 de agosto – SETE PELES – 20h
Contatos:(71) 3018-4888 / 98763-5293/98763-5220
Reações:

0 comentários:

Postar um comentário