09/08/2017

Pai e filha lançam livro na 2ª edição da Feira Literária de Mucugê (Fligê)



O empresário e escritor baiano Leonardo Gomes participará da 2° Feira Literária de Mucugê (Fligê), junto com a sua filha mais velha Daniela Gomes, e ambos estarão lançando um livro infantil. A 2° Edição da Fligê acontece entre os dias 10 e 13 de agosto na cidade de Mucugê na região da Chapada Diamantina na Bahia, integrando o circuito de feiras literárias da Bahia.

O autor, que já havia participado da 1° Edição no ano passado, com o livro “A Menina e o Circo” da Editora Atualiza, este ano retorna a feira para a divulgação da “Índia Guaci”. O livro narra à história da pequena índia Guaci, que vive na floresta com a sua mãe. Guaci é uma criança alegre, mas um dia ficou muito doente após brincar no rio. Então, Guaci é hospitalizada na cidade, e conhece Hugo. Os dois viram grandes amigos e compartilham as suas vidas distintas, uma na cidade e a outra na floresta. O autor, Leonardo Gomes, explica que o livro aborda as diferenças culturais dos dois povos, e deixa a mensagem que não existe melhor ou pior, o que importa é a felicidade.

Porém este ano, ele conta com a presença da filha de apenas 11 anos, que lançará o seu primeiro livro “O Diário de Melinda”. A iniciativa partiu da própria Daniela, que se sentiu inspirada pelas histórias do pai, e resolveu junto com as amigas de infância, escrever o seu primeiro livro. “O Diário de Melinda” narra à história de uma adolescente de 14 anos, chamada Melinda, que muda de cidade e, nesta adaptação de nova morada, escola e amizades, passa por alegrias, tristezas e muitas incertezas e encontra no ato de escrever um diário, forças para passar por este processo. Neste livro diversos temas que estão em evidência na vida de uma adolescente são abordados, tais como: bullying, tribos e autoafirmação pela ótica das pré-adolescentes.

Leonardo Gomes e a filha farão parte da programação no dia 13 de Agosto, às 10h, no espaço Calçadão literário reservado para os novos autores, aonde eles poderão falar sobre as suas obras e interagir com o público presente.

A segunda edição da Fligê irá homenagear Euclides da Cunha (1866-1909), o autor de “Os Sertões”. A escolha do nome rememora os 120 anos da Guerra de Canudos, uma vez que o escritor presenciou uma parte do combate como correspondente do jornal O Estado de S. Paulo e o descreveu com riqueza de detalhes na mencionada obra-prima da literatura brasileira, publicada em 1902. O evento contará também com conferências, lançamentos de livros, leituras, contação de histórias, apresentações artísticas.
A programação completa do evento está disponível no site www.flige.com.br e é gratuito e aberto ao público. A Feira Literária de Mucugê é uma realização do Coletivo Lavra em parceria com a Prefeitura Municipal de Mucugê e o Instituto Incluso, com apoio financeiro do Ministério da Cultura (MinC), do Governo do Estado da Bahia – Terra-Mãe do Brasil e das Secretaria de Cultura (Secult) e Fazenda (Sefaz).

SERVIÇO
O quê: 2ª Feira Literária de Mucugê (Fligê).
Quando: 10 a 13 de agosto.
Onde: Centro Cultural (Clube), Colégio Horácio Matos, Casa da
Filarmônica, Pç. Cel. Propércio (Calçadão), Cesta do Povo, Espaço
Academia, Museu e Centro Histórico de Mucugê.
Classificação: Livre.
Entrada gratuita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário