16/10/2017

Você sabe a diferença entre enólogo, enófilo e sommelier?



No mundo dos vinhos há diversas pessoas que trabalham e apreciam, estudam ou produzem a bebida, são eles enólogos, sommeliers e enófilos. Mas você sabe a diferença entre eles?

Enólogo

O Enólogo é o profissional que cuida da transformação da uva em vinho. Monitora o preparo do solo, combate pragas e doenças, controla a colheita e acompanha todo o processo de vindima (período entre a colheita das uvas e o inicio da produção do vinho), distribuição da safra e conduz toda a parte de marketing e comercialização dos vinhos.

Sommelier

O Sommelier é o responsável pelas bebidas, vinhos, cervejas e outras de um estabelecimento. Ele é responsável pela compra e recebimento das mercadorias até a elaboração da carta. Para se tornar um sommelier é preciso formação, muito estudo e estar sempre se atualizando das novidades do mercado.

Enófilo

O Enófilo são pessoas que apreciam um bom vinho, que fazem anotações sobre os vinhos que tomam ou que frequentam confrarias, jantares harmonizados e encontros, mas que não tem formação profissional, nem a responsabilidade do enófilo ou sommelier.

Obs: No dia 22 de Outubro é comemorado o Dia Nacional do Enólogo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário