30/11/2018

Praia do Forte recebe o 13º Tempero no Forte com as bênçãos de baianas, maculelê e presença de chefs





Destino turístico do Litoral Norte celebra a gastronomia até o dia 9 de dezembro

Seguindo a tradição, a farra gastronômica invadiu a vila de Praia do Forte na noite dessa quinta-feira, 29, e atraiu turistas e visitantes na abertura calorosa do 13º Tempero no Forte - Festival de Cultura e Gastronomia, embalado por uma autêntica apresentação artística das baianas da região e também do Grupo de Maculelê do Centro Cultural Berimbau Arte Brasil. Nesta edição, o Camarão é o tema da vez, sendo o ingrediente principal dos pratos servidos nos 25 restaurantes participantes, assinados por renomados chefs convidados e locais.

Depois da saída do pórtico do festival, na entrada da vila, o clima foi de alegria com os chefs convidados e de Salvador se confraternizando durante o cortejo das baianas. Dentre eles, William Ribeiro, Dani Dahoui, Laura Estima, Isaías Neries, Fernando Cerqueira, Sandro Borges, Danilo Fernandes, Ricardo Brito, que foram até a Cozinha Show para prestigiar a chef e curadora do Tempero no Forte, Tereza Paim, que abriu, com cadeiras lotadas, a programação intensa de aulas show, preparando um delicioso vatapá de polvo e camarão.

“O festival é de muita importância para esse destino turístico e precisamos cada vez mais manter viva essa produção gastronômica, que envolve chefs, cozinheiros e toda a comunidade”, disse Tereza. “O nosso vatapá é incrível e possui várias possibilidades de ser preparado”, disse a chef, que aproveitou a noite e autografou seu livro Na mesa da baiana. Quem também marcou presença no primeiro dia do evento foi o secretário de cultura e turismo do município de Mata de São João, Alexandre Rossi. “Praia do Forte é sinônimo de gastronomia. Muito feliz em abraçar esse evento cheio de sabor, arte e cultura”, disse. 

Seguindo até o dia 9 de dezembro, o Tempero no Forte - Festival de Cultura e Gastronomia de Praia do Forte é realizado pelo Governo Federal, com Patrocínio da Cielo, através do Ministério da Cultura, e do Hiperideal, através da Lei de Incentivo Estadual Fazcultura, Secretaria da Fazenda, Secretaria de Cultura do Estado da Bahia e Bahiatursa. Conta também com o apoio da Prefeitura de Mata de São João, Sebrae, Senac, Turisforte e CLN/Invepar. Mais detalhes e outras informações podem ser conferidas no site www.temperonoforte.com.br ou no perfil do Instagram @temperonoforte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário