Pacientes com quadro estáveis podem dar continuidade ao tratamento no ambiente domiciliar, garantindo a rotatividade dos leitos nos hospitais
Com o sistema de saúde de quatro estados a beira do colapso, o serviço de Home Care aparece como uma alternativa para desafogar a rede de hospitais. Isso é possível já que os pacientes estabilizados após tratamento intensivo podem ser transferidos para atendimento domiciliar mantendo o cuidado.
"O Home Care funciona como um escape para ajudar a rede hospitalar com pacientes com Covid-19. Existe a expertise para dar continuidade ao cuidado de pacientes com quadro estáveis. Isso garante a rotatividade dos leitos hospitalares, o que é essencial para o combate ao novo Coronavírus", explica Mateus Assis, coordenador médico da S.O.S. Vida, em Aracaju.
De acordo com especialistas, os quadros graves do Covid-19 devem ser atendidos na rede hospitalar, que possui a estrutura de UTI necessária para a assistência. Mas com a estabilização do quadro, os pacientes permanecem internados até receber alta. Segundo Mateus Assis, essa reta final da assistência poderia ser promovida no ambiente domiciliar com o suporte de uma equipe multiprofissional.
As empresas de Home Care seguem protocolos específicos para atendimento a esse tipo de caso, que prevê monitoramento 24 horas e uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Especializada, a equipe multidisciplinar ainda contribui com a conscientização e preparação da família para manter o isolamento do familiar que está doente de forma segura, evitando a transmissão para outras pessoas.
Outras enfermidades - Além da desospitalização dos pacientes com Covid-19, o atendimento domiciliar também é uma alternativa viável para quem apresenta outras doenças, já que o ambiente hospitalar deve ser evitado neste momento. "Pacientes com quadro estáveis podem dar continuidade ao tratamento em casa, ficando protegido não só do Covid-19, como de outras infecções hospitalares", explica, citando casos de quem tem infecção e faz tratamento com antibiótico intravenoso ou quem precisa de assistência com curativos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário