11/06/2010

Arte e Tecnologia se fundem para contar a história do Centro Antigo de Salvador

Baianos e turistas poderão conhecer exposição que ficará em cartaz no térreo do Palácio Rio Branco até 11 de julho. Exposição interativa usa tecnologia para contar a história do Centro Antigo. Público também poderá conferir o Memorial dos Governadores que ganhou nova concepção.

Foi aberta ontem pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, a exposição Centro Antigo de Salvador – A História do Brasil Vive Aqui, no piso térreo do Palácio Rio Branco. Coordenada pelo artista plástico baiano Joãozito, com tecnologia de painéis multimídias e tecnologia touch scream, a exposição faz uma viagem no tempo para contar a história do Centro Antigo da cidade.

O Centro Antigo de Salvador é uma área de 8 km² que inclui o Centro Histórico, o Pelourinho, e mais 11 bairros de seu entorno. É nessa área que está em desenvolvimento o Plano de Reabilitação Participativo do Centro Antigo de Salvador. Resultado de cooperação técnica entre o Governo da Bahia e a UNESCO, contando com um grupo gestor dos três níveis de governo e ampla participação da comunidade, o Plano acaba de ser concluído e aponta estratégias de desenvolvimento sustentável para a região até o ano de 2014.

“Nessa exposição, o público poderá ver todo o trabalho desenvolvido pela Secretaria de Cultura e pelo Escritório de Referência do Centro Antigo nesses dois anos. As ações em andamento ou previstas podem ser conferidas de forma interativa e contemporânea”, explica o secretário de Cultura, Márcio Meirelles. “A Secretaria de Cultura vai continuar desenvolvendo as ações que cabem à essa pasta. Outras secretarias, órgãos e outras esferas governamentais já estão convocadas pelo presidente, governador e prefeito, com o Termo de Acordo e Compromisso assinado ontem, a executarem suas partes”, conclui Meirelles.

A implementação do Plano vai unir as três esferas de Governo, além de ações da iniciativa privada. Na exposição Centro Antigo de Salvador – A História do Brasil Vive Aqui, texto, som e fotografias se fundem para mostrar os investimentos e ações previstas no Plano.

Inicialmente o visitante irá conhecer a história da Bahia através de painel explicativo e cronológico sobre o Centro Antigo, desde a fundação da cidade em 1549 até o tempo atual. Em um outro painel, as ações mapeadas e coordenadas pelo Escritório de Referência do Centro Antigo. Um box especial mostra, através de oito telas em LCD, imagens do programa Pelourinho Cultural, coordenado pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural – IPAC. Tocando nessas telas o público poderá conhecer as 14 proposições do Plano de Reabilitação do Centro Antigo de Salvador.

O maior diferencial desta exposição é contar a história da região por meio de moderna tecnologia. Ao todo são 09 telas em LCD e 02 telas com tecnologia touch scream que permitem o manuseio do toque com as mãos.

Uma tela dá o direcinamento à partir do último toque e outra, possibilita até 25 toques ao mesmo tempo. O responsável pela montagem e programação desta última tela é o estudante de Ciências da Computação da Universidade Ruy Barbosa, Jean Cathalá. “Essa tela se propõe a trabalhar em superfícies tangíveis que podem ser mesa, parede ou chão e está dentro da área de sistemas interativos em tempo real. Essa interação Homem e Máquina se convertem com aplicações que podem ser tocadas a dedo”, explica Jean.

Sistemas como esses não são novos no campo das artes visuais. Na Bahia, porém, poucas exposições ou instalações já utilizaram esse tipo de equipamento. O diferencial desta exposição portanto, é que ela é produzida e realizada totalmente por profissionais baianos.

“Estamos trabalhando com toda tecnologia nova, moderna e principalmente sendo realizada por jovens e profissionais baianos de diversas áreas da informática. Todos os programadores são baianos”, afirma o coordenador da montagem, Joãozito. “É possível ler todas as mais de 300 páginas do Plano, que está disponível na tela”, completa o artista.

No centro da exposição, um caleidoscópio projeta mais de 4 mil fotografias de todo o Centro Antigo.

Memorial dos Governadores
Além da exposição sobre o Centro Antigo de Salvador, o público poderá conferir o novo Memorial dos Governadores da Bahia, onde é mantido um importante acervo com peças, objetos e documentos dos políticos que governaram o Estado.

O Memorial foi reformado e teve sua concepção tipográfica alterada. Na nova configuração, as 17 vitrines foram organizadas por períodos históricos, ao invés de ser divididas por governadores. A divisão está da seguinte forma: República Velha -1889 a 1930; Era Vargas - 1930 a 1945; Intervalo Democrático – 1945 a 1964; Ditadura Militar -1964 a 1985 e o Período de Redemocratização do Brasil (painel informativo ) - 1986 a 2010.

No térreo do Palácio, onde antes funcionavam o Centro de Memória e o auditório, foram disponibilizadas duas salas para alocar os acervos e a pinacoteca “Galeria dos Governadores”. É uma exposição de longa duração com objetos, iconografias e documentos que contribuem para a preservação de nossa memória histórica. E também permite aos visitantes, pesquisadores e curiosos conhecer um pouco da evolução política baiana e dos aspectos econômicos, sociais e culturais de períodos que interferiram na formação e reflexão da sociedade atual. Nesta Galeria foi incluído também um novo quadro com a pintura do atual governador Jaques Wagner.

Criado em 1986, o Memorial dos Governadores é o espaço adequado para a preservação dos registros materiais que fazem parte da história política da Bahia e de suas principais personalidades. Através do suporte científico da museologia se tem adotadas práticas preservacionistas que visam salvaguardar pelo maior tempo possível o conteúdo intelectual e informacional que estão presentes nos documentos/objetos pertencentes ao acervo.

SERVIÇO

O QUÊ: Centro Antigo de Salvador – “A História do Brasil Vive Aqui”.
QUANDO: Até 11 de julho – de terça a domingo – das 10h às 18h.
ONDE: Palácio Rio Branco – Pça Tomé de Souza.

O QUÊ: Memorial dos Governadores
QUANDO: permanente - de terça a domingo – das 10h às 18h.
ONDE: Palácio Rio Branco – Pça Tomé de Souza.

O QUÊ: visita às instalações do Palácio Rio Branco.
QUANDO: a partir do dia 15/06 (APENAS VISITAS GUIADAS) - de terça a domingo – das 10h às 18h.
ONDE: Palácio Rio Branco – Pça Tomé de Souza.

--------------------------------------------
Assessoria de Comunicação - SecultBA
(71) 3103-3016 / 3026 / 3027
(71) 9983-5278 / 8151-0893

Nenhum comentário:

Postar um comentário