25/09/2010

ARTES VISUAIS COM INTERATIVIDADE



Após a estréia do piloto no dia 04 de setembro _ que se cumpriu dentro do planejado, com resultados visíveis e boa receptividade de um interessado e diversificado público cuja faixa etária variou entre 5 e 70 anos _ artistas visuais de diferentes linguagens estarão reunidos mais uma vez no ATELIER COLETIVO VISIO.

http://visioponto.blogspot.com/

A segunda edição acontecerá no sábado, dia 02 de outubro, no Pátio do ICBA com entrada franca e, apresentará trabalhos e ações presenciais de 24 artistas representantes das artes plásticas, fotografia, arte digital, design gráfico, videoarte, dentre outros.

"Os objetivos do VISIO. ficaram bem claros durante a primeira edição quando presenciamos processos criativos individuais ou em grupo sendo observados e melhor compreendidos; demonstrações de técnicas e estilos diferenciados, tudo isso com interação do público que participou de mini-oficinas, do mesão de desenho e das instalações" relata May, curadora do projeto.

Sobre o local escolhido, o encontro mensal ocupa um espaço configurado arquitetonicamente para múltiplas funções (incluindo um Café), logo vem se adaptando e utilizando o máximo de criatividade na questão expositiva com aproveitamento das áreas cobertas e descobertas, tornando assim o ambiente ainda mais agradável e culturalmente interessante.

Para o Instituto Cultural Brasil-Alemanha, o projeto surpreendeu, indo além das expectativas:

"Como instituição, atuante na Bahia há 5 décadas e tradicionalmente comprometido em abordar todo um leque de linguagens artístico-culturais e promover o diálogo entre as culturas baiana e alemã, ficamos especialmente contentes em abrir outra vez as nossas portas para esta iniciativa conceitual e inovadora que é o VISIO., pertinente na cidade de Salvador, dona de um imenso potencial criativo, ao passo que ainda carece de um melhor alinhamento na veiculação desta potência. Pensar o ICBA como um catalisador para as artes, uma sede para a sua execução, um ponto de encontro para a classe de produtores, tem tudo a ver, do ponto de vista gestional". (Ulrich Gmünder, diretor do Goethe-Institut Salvador)


PROGRAMAÇÃO
Mostra de fotografia, design gráfico, ilustrações, pintura, instalações, videoarte, foto-projeção, obras tridimensionais, perfomance art, oficinas instantâneas e muito bate-papo sobre visualidades.

PARTICIPANTES

Alba Vasconcelos - Alex Oliveira - Ana Paula Pessoa - Anita Dominoni - Bruno Marcello - Caio Araújo - Danilo Bolota - Denissena - Edgar Oliva - Filipe Cartaxo - Flávia Bomfim - Grupo Três Cabeças - Iansã Negrão - Jorge Mutação - Juliana Bestetti - Juliana Moraes - Marceleza de Castilho - May aka Happy Downlady - Nely Oliveira - Marcelus Freitas - Thata Muniz - Tuti Minervino - Valentina Garcia - Vânia Medeiros.

PROJETOS ESPECIAIS

Além da Mostra de Poster Art do portal Urban Arts (http://www.urbanarts.com.br/) que reúne artistas de vários estados, haverá uma representação do CIRCUITO INTERNACIONAL DE ARTE POSTAL (http://fluxuszen.blogspot.com/) e pela primeira vez em Salvador, "MY PAPER SUNGLASSES" (http://mypapersunglasses.posterous.com/), uma forma divertida de ver o mundo fazendo arte. Segundo seu autor, o designer gráfico Otávio Santiago, artistas convidados farão intervenções sobre as lentes de papel e serão fotografados “enxergando” através das próprias criações. E os óculos aparecem como um painel, em cuja superfície o artista projeta um ponto de vista peculiar: a imagem de si mesmo que sempre quis ver ou, melhor, exibir.

CANETARIUM

É uma ação integrada e permanente que estimula o gosto e aptidão pelo desenho livre. Participam, além de artistas pessoas do público. Tem papel e caneta para todos!

OFICINAS GRÁTIS

Para os pequenos, haverá uma mini-oficina com o artista Jorge Mutação, (CUFA Itapuã) unindo arte aos cuidados com o meio-ambiente: esculturas com garrafas peti. Horário: 14h. Atenção: a participação é por ordem de chegada e os interessados devem trazer suas próprias garrafas para a reciclagem.

LIVE PAINT

Artistas abrem suas maletas de tintas e outros materiais em frente ao público para pintura ao vivo com técnicas variadas: aquarela, guache, acrílica, body paint, etc.

AMBIENTAÇÃO SONORA

Para conduzir o astral, sets experimentais de Junix (http://www.myspace.com/junix11) e Angelis Sanctus aka Claudio Manoel (http://soundcloud.com/claudiomanoel).


SERVIÇO "VISIO."
Dia - 02 de outubro, sábado
Horário - das 14 às 20h
Local - Pátio do ICBA (Corredor da Vitória)
Acesso - entrada franca
Mais informações: http://visioponto.blogspot.com/

FICHA TÉCNICA:
Coordenação geral e curadoria: Andrea May
Produção executiva: NOZ Produções
Assessoria artística: Flávia Bomfim e Juliana Bestetti


Apoio cultural:
GOETHE-INSTITUT - JOÃO AMÉRICO ÁUDIO & VIDEO - TV E e EDUCADORA FM - PIZZICATO PIZZERIA - JAGUATIRICA CINE - STAMPNET - GOETHE CAFÉ - LIVRARIA E PAPELARIA SÃO JOSÉ - MOVIMENTO CONTÍNUO - URBAN ARTS - MY PAPER SUNGLASSES

Nenhum comentário:

Postar um comentário