16/09/2010

Edital de Apoio à Publicação de Periódicos da SecultBA contempla duas propostas

Edital de Apoio à Publicação de Periódicos da SecultBA contempla duas propostas

“Caderno Cultural Expresso 18” e “Revista Plano B” foram os projetos selecionados. Apoio da Secretaria de Cultura do Estado através do Fundo de Cultura vai garantir seis meses de publicação dos impressos.

Os periódicos “Caderno Cultural Expresso 18” e a Revista “Plano B” foram os projetos contemplados pelo Edital de Apoio à Publicação de Periódicos realizado pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia – SecultBA. O edital, promovido com recursos do Fundo de Cultura da Bahia, tem como objetivo estimular a difusão da produção cultural baiana e ampliar o debate crítico na área cultural no estado. Essa foi a primeira edição do edital que contou com a inscrição de 11 projetos e até R$ 120 mil de apoio para cada projeto selecionado por um período mínimo de veiculação de seis meses.

Para o superintendente de Promoção Cultural, Carlos Paiva, a ação inédita amplia a atuação da SecultBA. “Ainda temos poucas publicações que aprofundem o debate e a crítica à produção cultural em nosso estado. O edital objetiva dar o apoio para que estas propostas tenham início ou se fortaleçam, pois o setor necessita de crítica e publicação especializadas para se renovar”, explica Paiva.

Produzido por estudantes da Universidade do Estado da Bahia - UNEB - campus Alagoinhas e Santo Antonio de Jesus, o Caderno Cultural Expresso 18 teve sua primeira edição lançada em maio de 2010. O Caderno traz notícias e informações sobre cultura, arte, educação, meio ambiente, esporte, literatura e entretenimento e tem como público alvo jovens, estudantes de ensino médio e superior, profissionais da educação, interessados em arte, artistas, agentes e dirigentes de cultura.

Os recursos do edital vão possibilitar a produção de doze edições do “Caderno Cultural Expresso 18”, com tiragem de dez mil exemplares, distribuição gratuita, e circulação nos principais municípios do Território de Identidade Agreste de Alagoinhas/Litoral Norte que congrega os municípios de Alagoinhas, Catu, Pojuca, Entre Rios, Aramari, Inhambupe, Esplanada, Rio Real, Acajutiba, Mata de São João, Cardeal da Silva, Sátiro Dias, Aporá, Conde, Araçás, Crisópolis, Itanagra, Jandaíra, Ouriçangas e Pedrão, além de mais 23 municípios sedes dos campi da UNEB, incluindo a capital.

A palavra “Expresso” foi escolhida porque passa a idéia de movimento e velocidade, além de lembrar também a ferrovia, que, em outras épocas, marcou o desenvolvimento da cidade de Alagoinhas e sua região. O número 18 foi escolhido por representar o número do Território de Identidade que o município está inserido.

O outro projeto selecionado pelo edital foi a revista Plano B, que irá chegar pela primeira vez no mercado editorial do Estado. A revista irá abordar temas como comportamento, moda, culinária, teatro, música, cidadania, esporte, turismo, política cultural, entre outros.

A revista já teve uma edição piloto que serviu para tentar impulsionar o grupo de produtores responsáveis pela produção de conteúdo. A publicação será semestral e distribuida de forma gratuita em pontos estratégicos como bares, restaurantes, faculdades, biblioteca pública, academias e cursos em toda região metropolitana de Salvador com tiragem de 5 mil exemplares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário