14/10/2010

Sala Walter da Silveira – Programação de 15 a 21 de outubro de 2010

De 15 a 21 de outubro

19h – Exceto dia 20/10, em que não haverá sessão devido ao projeto Quartas Baianas

Sala Walter da Silveira - Estreia
O Intruso (L’intrus, FRA, 2004)
Direção: Claire Denis
Elenco: Michel Subor, Grégoire Colin, Yekaterina Golubeva, Bambou e Florence Loiret.
Duração: 125 minutos
Classificação: 16 anos
Apoio: Cinemateca da Embaixada da França no Rio de Janeiro através do serviço de distribuição digital Universciné (MAE)

Sinopse - Louis Trebor, um homem próximo dos 70 anos, vive sozinho com seus cachorros em uma floresta perto da fronteira entre a França e a Suíça. Ele possui problemas no coração e busca um transplante. Também deseja encontrar o filho que foi embora para o Tahiti anos antes. À noite, ele sonha com situações violentas, até que deixa a cama para matar um intruso.

Dia 20/10 - Quartas Baianas20h
Pati, o que vale esse povo? – Direção: Sophia Mídian e Denise Santos. Documentário, 15 min. 2006

Realizado na Chapada Diamantina, o documentário retrata de forma espontânea e criativa o universo da comunidade do Vale do Pati, além de levantar a questão a respeito do remanejamento das famílias que vivem na área do Parque Nacional. Ao fundo, o esplendor de beleza desse oásis sertanejo, na produção independente sem orçamento, dirigida em parceria de Denise Santos.

A Visão de Dentro – Direção: Sophia Mídian
Documentário, 52 min. 2009

O filme experimenta a linguagem cinematográfica na medida em que manipula em função de uma provocação de sensações entre imagens e som do documentário. Um olhar inquietante é lançado sobre uma comunidade de sem-terras no assentamento Menino Jesus na região semi-árida baiana. Em contraposição a abordagem da grande mídia que enquadra o MST em reportagens noticiosas de seus conflitos, raramente imergindo no cerne da questão agrária. A Visão de Dentro revela o cotidiano, os sentimentos, conquistas e dificuldades de um povo lutador, que encontra na fé e na cultura a força necessária às batalhas da existência.

Fruto da quarta edição do DOCTV, A Visão de Dentro marca a estréia da jovem Sophia Mídian e tem produção executiva de Cláudio Marques, via Coisa de Cinema.

Fotografia Nicolas Hallet.

SALA ALEXANDRE ROBATTO

Fechada para reforma

Nenhum comentário:

Postar um comentário