14/05/2011

Relíquias do Terceiro Extrato apresenta obras do artista plástico valenciano Nen Cardim

Exposição vencedora de edital da FUNCEB/SecultBA reúne trabalhos criados com fragmentos coletados em praias e rios do Baixo Sul da Bahia.

A mostra individual Relíquias do Terceiro Extrato, do artista plástico Nen Cardim, segue aberta à visitação pública até 27 de maio, das 9 às 19 horas, na EBEC Galeria de Arte.

O projeto é vencedor do edital Matilde Matos – Apoio à Curadoria e Montagem de Exposições, da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), unidade da Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA), mediante recursos provenientes do Fundo de Cultura da Bahia (FCBA).

A exposição reúne esculturas de madeira e objetos criados com fragmentos, tais como couro de peixe, madeira, vidro e metais, que o artista garimpou nas praias e rios do Baixo Sul da Bahia, para revelar a cultura pesqueira, assim como traduzir seu olhar sobre embarcações locais destruídas pelo tempo.

A intimidade de Nen Cardim com a matéria-prima de suas obras vem de berço: o artista é natural de Valença, filho de um pescador e uma artesã, e vive em busca constante, nos estaleiros, por descartes resultantes do trabalho dos carpinteiros navais na fabricação de embarcações.

Os estaleiros funcionam também como fonte de ideias em seu processo de criação de peças de arte, em que o objetivo principal é fazer com que as pessoas reflitam sobre questões socioambientais.

Nen Cardim produz sua arte com singular simplicidade, construindo novas formas ao combinar e articular umas com as outras, o que acaba por imprimir novo sentido ao trabalho final, ao estabelecer uma ligação com a contemporaneidade e as temáticas universais.

O artista fez várias exposições individuais e participou de diversas mostras coletivas em São Paulo, México, Salvador, São Félix, Valença, Alagoinhas, Itabuna, Juazeiro, Porto Seguro, Feira de Santana e Itaparica, tendo recebido diversos prêmios.

SERVIÇO:

Exposição: Relíquias do Terceiro Extrato
Artista: Nen Cardim
Local: EBEC Galeria de Arte (Rua Amazonas, 746, Pituba. Salvador/BA. Tel.: 71 3247-4043)
Quando: Até 27 de maio, de segunda a sexta-feira, de 9h às 19h
Quanto: Grátis

Nenhum comentário:

Postar um comentário