07/06/2011

Codesal e órgãos do SMDC fazem avaliação do Simulado

Representantes da Defesa Civil de Salvador (Codesal), do Sistema Municipal de Defesa Civil (SMDC) e da Coordenadoria de Defesa Civil da Bahia (Coordec) se reuniram na manhã desta terça-feira (7) para fazer a avaliação do Primeiro Simulado de Evacuação de Áreas de Risco, que aconteceu no último dia 28 de maio na capital baiana e em mais outras duas cidades do nordeste do país simultaneamente.

O sentimento dos presentes foi unânime em relação ao sucesso do evento. Conforme ele, a partir de agora o principal objetivo é a partir desse plano piloto, dar continuidade a outras ações de simulado em diversas áreas da capital baiana.

“Realizamos um trabalho conjunto e integrado, o que garantiu o bom desempenho do evento. A meta a seguir é fazer uma programação de simulados para as áreas de risco geológico da nossa cidade”, destaca o subsecretário da Codesal, Osny Bomfim.

Todos os presentes na reunião também destacaram a importância da integração com a comunidade. “Além da organização, disposição e mobilização de todas as pessoas que participaram do evento”, ressalta o representante da Coordec, Paulo Sérgio Luz. De acordo com ele, a grande sensação é de “dever cumprido. A grande lição é que a união está acima de tudo. Todos os atores possíveis que estariam presentes se a situação fosse real estavam lá”, lembra.

“Tivemos um mês para organizar e tudo saiu muito bem”, ressalta o engenheiro da Codesal, Gilberto Campos. Segundo ele, o trabalho já acontece na comunidade de Bosque Real, onde aconteceu o simulado, há tempos. “A equipe de Ações Preventivas da Codesal vem desenvolvendo, não apenas naquela, mas em outras comunidades de Salvador um bom trabalho, onde os moradores estão mais sensibilizados para questões de proteção civil”.

O que também foi ressaltado pelo subcoordenador de Apoio as Ações de Defesa Civil, Tomaz Miranda. “Esse trabalho vai servir de base não apenas para Salvador, mas para outras cidades. Naquela área em especial, temos tido grandes conquistas como o não acúmulo de lixo, como acontecia anteriormente”, destaca Miranda.

“Foi um evento inovador”, diz o representante da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), Jason Costa e acrescentou: “Vamos aprimorar ainda mais a atuação para as próximas edições, e consequentemente ter uma população mais preparada para agir em desastres”, acrescenta ele que atuou como observador no simulado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário