23/08/2011

Bloco Os Sacerdotes se apresenta no Pelourinho

Preocupado com a preservação da cultura dos terreiros de candomblé da Bahia e suas manifestações artístico-culturais, o Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI), órgão da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult/BA), traz ao Largo Quincas Berro d’Água o ensaio do Bloco Os Sacerdotes, irá acontecer na última quinta-feira do mês de agosto, dia 25, à partir das 20h. A apresentação do grupo faz parte da agenda do Pelourinho Cultural, um programa do CCPI.

A apresentação contará com a participação da banda Viola de Doze, da cantora Rebeca Soares e de James Rios (Pai James d’Ogum), de Manaus. “Além de divulgar nosso trabalho, a nossa presença no Pelourinho visa a preservar o lado sagrado sem nos esquecermos das celebrações artísticas, tanto que convidamos o James, que veio de Manaus para essa troca cultural”, explica Aristides Mascarenhas, presidente do bloco.

Fundado há oito anos por candomblecistas de diversos terreiros da cidade de Salvador, incluindo Mascarenhas, o bloco reúne cerca de 800 sacerdotes do candomblé. Possui uma ala de dança afro, outra de ogans e ekedes (auxiliares dos pais e mães-de-santo) e outra ala de sacerdotes (pais e mães-de-santo). Os símbolos sagrados do candomblé (como roupas e adereços que representam os orixás) são preservados, além de divulgar a religião afro-brasileira.

O grupo, que participa do Carnaval de Salvador desde a sua fundação, em 2003, leva para o circuito Batatinha, no Pelourinho, a homenagem aos terreiros de candomblé, através das mensagens gravadas em faixas nas mais diversas alas comandadas por seus respectivos sacerdotes. Com o crescimento e apoio do bloco, candomblecistas de diversos outros estados, como Amazonas, São Paulo e Rio de Janeiro uniram-se ao desfile.

Serviço:

O quê: Ensaio do Bloco Os Sacerdotes com Viola de Doze
Quando: 25 de agosto (quinta-feira) a partir das 20h
Onde: Largo Quincas Berro d’Água
Quanto: Gratuito

Nenhum comentário:

Postar um comentário