22/02/2012

ECOFOLIA SOLIDÁRIA 2012 CUMPRE META E COLETA 65 TONELADAS DE MATERIAIS RECICLÁVEIS NO CARNAVAL DE SALVADOR



Latas e garrafas pets são fontes de renda para 2,8mil catadores e projeto distribui 65,5mil refeições.

A 9ª edição do “ECOFOLIA SOLIDÁRIA: O trabalho decente preserva o meio ambiente” cumpriu sua missão. O balanço final do projeto contabiliza 65 toneladas de materiais recicláveis retirados no carnaval de Salvador. Esse foi exatamente o total pretendido para este ano.



A meta foi atingida pelos 2,8mil catadores avulsos cadastrados. Dezenas destes são oriundos de cidades do interior da Bahia e até mesmo de outros estados. Ao todo 5,6mil fardas, 2,8mil kits de EPI´s e 65,56mil refeições foram distribuídas.

165 membros do Complexo Cooperativo de Reciclagem da Bahia (CCRB), idealizadores do projeto, foram responsáveis pela organização das cinco Centrais de Apoio aos Catadores, montadas nos circuitos Dodô e Osmar. Nessas unidades os resíduos coletados eram pesados e os catadores recebiam o pagamento referente ao seu trabalho no ato da entrega.

Desde 2004, o ECOFOLIA SOLIDÁRIA atua na preservação do meio ambiente, na valorização e estruturação dos catadores de materiais recicláveis e ainda estimula a economia das mais de 400 famílias envolvidas na iniciativa através da Rede de Associações que participam de todo o projeto.

São profissionais que aproveitam o período de festa para aumentar a renda e desenvolvem diversas atividades, como, confecção das fardas, produção das refeições e coleta de resíduos sólidos no carnaval.

A iniciativa é uma realização do CCRB, em parceira com a Incubadora de Empreendimentos Econômicos e Solidários (Incuba/UNEB) e o Centro de Arte e Meio Ambiente (CAMA).

O financiamento é garantido pelo Governo do Estado, através do programa Vida Melhor e pelo apoio de diversas secretarias (SEDES, SETRE, CAR/SEDIR, Casa Civil). Há ainda o apoio da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Prefeitura Municipal de Salvador (através da LIMPURB) Prodeb, Petrobrás, BRAHMA e Associação Vida Brasil.

A grande novidade do “ECOFOLIA SOLIDÁRIA 2012” foi o apoio da Associação Brasileira de Produtores de Latas de Alta Reciclabilidade (ABRALATAS). A instituição pretende apresentar o projeto para outros estados, como exemplo de iniciativas que conseguem minimizar problemas sociais, ambientais e econômicos em uma única ação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário