27/11/2012

SANTO PESCE: SHOPPING BARRA GANHA ASSINATURA DE SERGIO ARNO


O primeiro restaurante assinado na área gourmet do Shopping Barra, o Santo Pesce, a partir desta quinta-feira (29/11), promete surpreender com uma cozinha exclusiva criada pelo chef Sergio Arno. Com esta nova casa, Arno concretiza um sonho antigo de criar um cardápio estrelado por peixes, principalmente com massas, retomando suas origens italianas com pratos nunca feitos no Brasil.

Este é o segundo restaurante do chef paulista com os sócios Beto Porciúncula e Pedro Miguel, na capital baiana, consolidando uma parceria de sucesso com o badalado 33, no Salvador Shopping. Com sua mulher Fernanda Arno, ele tem sociedade no La Pasta Gialla, considerada a melhor cozinha italiana tradicional-contemporâneo de Salvador. No Shopping Barra, a nova casa tem projeto assinado por David Bastos, que mistura o rústico e o contemporâneo na sua área de trezentos metros quadrados. A capacidade é para 150 pessoas.

DECORAÇÃO

A arquitetura do Santo Pesce traz elementos contemporâneos, como sofás amarelos, cadeiras pratas, brises retos e em madeira na fachada. “O contraste na decoração é resultado da combinação da madeira mais rústica com estes elementos, resultando num ambiente mais agradável, descontraído e refinado”, revela David. O piso xadrez destaca a área do restaurante, que também terá um bar estratégico na parte central e a cozinha totalmente visível para o público.

A decoração reúne peças garimpadas em Nova York e Miami por David Bastos e pelos sócios Beto Porciúncula e Pedro Miguel. Durante 15 dias, eles percorreram o Soho, Litle Italy, Meatpacking District, em Nova York, e várias regiões de Miami Beach, visitando restaurantes, antiquários e lojas de decoração.

GASTRONOMIA

Para criar o cardápio do Santo Pesce, Sergio Arno foi buscar informações sobre os melhores peixes do mundo numa viagem pelos países nórdicos. Ele também percorreu as cidades do Sul da Itália, como Nápoles, Sorrento, Costa Malfitana, Sicilia, Catania e também, no Norte, Veneza. Um roteiro nostálgico para também rememorar as receitas de mar da época em que trabalhou como chef na Itália, a partir de 1985, onde permaneceu por dois anos. Do Brasil, Sérgio traz para o Santo Pesce um vasto conhecimento de peixes de rio, elaborando receitas através do conhecimento e aprendizado nas viagens gastronômicas pelo norte e sul do país.

“Há seis meses estou me preparando para o Santo Pesce, trabalhando o cardápio com testes na minha cozinha, em São Paulo. Além de pratos, quase todas exclusivas, da região da minha família na Itália, estou selecionando e adaptando algumas receitas nórdicas”, revela Sergio.

Com serviço à la carte bem italiano, o restaurante também oferecerá a opção de bufê no almoço, sempre destacando mais o peixe. O chef aposta num cardápio diferenciado com alguns pratos passantes, como peixes recheados, sopas de peixe e moquecas bem leves.

ARNO

Em fase de renovação, Sergio Arno fechou no final do ano passado o seu primeiro restaurante o consagrado La Vecchia Cucina, que durante 25 anos projetou o seu nome para o cenário gastronômico mundial. Além da abertura do Santo Pesce, nesta nova fase ele retorna a suas atividades como cozinheiro no seu mais no empreendimento, Trattoria La Quottidiana, previsto para ser aberto no inicio de Janeiro, no bairro do Campo Belo, em São Paulo.

Atualmente, Sergio é considerado um dos cinco melhores chefs da culinária italiana fora da Itália, prestígio que lhe rendeu a oportunidade de publicar alguns livros. O atual Receitas do La Pasta Gialla, lançado no ano passado, já está indo para sua terceira edição e, em breve, ganha sua versão para aplicativos em tablets. Ele também é autor de La Vecchia Cucina. A cozinha renovada e A cozinha do amor e da paixão.

Sergio Arno figura no cenário gastronômico desde 1987, quando abriu seu primeiro restaurante no Brasil, o La Vecchia Cucina, após ter retornado de uma temporada na Itália. Seu talento foi imediatamente reconhecido e desde então é considerado um dos melhores chefs do Brasil. Em 2002, Sergio recebeu em Costigliole d'Asti, na Itália, o prêmio de melhor chef de cozinha italiana da América Latina, instituído pelo Italian Culinary Institute for Foreigners.

Nenhum comentário:

Postar um comentário