30/07/2013

Orquestra Juvenil da Bahia toca pela primeira vez a 1° Sinfonia de Mahler “Titan”


Fotos: Tatiana Golsman.

A Orquestra se apresentará com duas estrelas do El Sistema no dia 07, quarta-feira, às 20h, no Teatro Castro Alves.

Um concerto especial reunirá os jovens da Orquestra Juvenil da Bahia e dois expoentes do El Sistema no Palco Principal do Teatro Castro Alves (TCA) no próximo dia 07 de agosto, quarta-feira, às 20 horas. A apresentação marcará o reencontro com o venezuelano Manuel López Gómez, maestro que regeu o concerto inaugural do NEOJIBA em 2007 e que hoje goza de uma invejável carreira internacional, e contará com a participação do músico mais jovem a ingressar na Filarmônica de Berlim, o contrabaixista Edicson Ruiz, que se apresenta pela segunda vez com os músicos do NEOJIBA. Os ingressos custam R$ 4 (inteira) e R$ 2 (meia) e estão à venda na bilheteria do TCA.


A grande Sinfonia n° 1 de Gustav Mahler, também conhecida como “Titã”, será executada pela segunda vez por uma orquestra baiana. A primeira apresentação deu-se em 2012, durante as comemorações de 30 anos da Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA), regida então por Isaac Karabtchevsky. A composição, um marco histórico no universo sinfônico, exige uma grande orquestra, tanto em tamanho – é a sinfonia com a maior orquestração até então empregada quando da sua estreia em 1889 – quanto em competência técnica e artística, já que Mahler compôs uma música bela, envolvente, complexa e no limite máximo da capacidade instrumental. “Em menos de 6 anos de atividades do NEOJIBA alcançamos as condições necessárias para que nossos jovens compartilhem grandiosamente com seu público um dos grandes monumentos artísticos da humanidade. Será uma noite de muita emoção.” declara Ricardo Castro.

O venezuelano Edicson Ruiz, que aos 18 anos passou a integrar a Filarmônica de Berlim, prestigiada orquestra alemã onde ele atua desde 2003, assumirá a chefia do naipe de contrabaixos da Orquestra Juvenil da Bahia durante a Sinfonia de Mahler e será solista do Concerto nº 15 em Ré Maior para contrabaixo e orquestra, de Johannes Matthias Sperger, obra escolhida para abrir a noite. “Estou honrado de trabalhar com uma das melhores orquestras do Brasil. A Sinfônica Juvenil da Bahia é uma formação de jovens cheios de frescor e espontaneidade, sem preconceitos nem rótulos. Desde que os conheci, senti que com eles podemos chegar até a Lua. Pedi a Deus a oportunidade de poder voltar a tocar com eles”, declara Edicson Ruiz. O contrabaixista revela que aprendeu este concerto através da peça original, evitando qualquer edição posterior e respeitando o princípio das técnicas barrocas e classicistas do século XVIII.

Edicson Ruiz também fará a estreia do Prelúdio e Fuga, de Heinz Holliger, peça dedicada a ele. “Esta é a obra escrita para contrabaixo mais difícil de todos os tempos. Holliger se utiliza dos prelúdios 'senza misura' e improvisos de Couperin para escrever o abominável e inumanamente desafiante Prelúdio, que nos leva a uma intrincada fuga a quatro vozes para contrabaixo solo, lembrando as fugas de Bach para instrumentos acompanhados”, conclui. Além de participar do concerto dia 7, o contrabaixista venezuelano ficará em Salvador durante duas semanas ministrando aulas para os integrantes do NEOJIBA.

Sobre Manuel López Gómez

Manuel López Gómez é um dos jovens diretores mais importantes do internacionalmente aclamado programa musical "El Sistema", da Venezuela. Ele ganhou reconhecimento internacional como regente convidado de orquestras como a Filarmônica de Los Angeles, Radio France Philharmonic, Gothenburg Symphony, Filarmônica de Moscou, Sinfônica Nacional de Lima, e várias outras. Também regeu solistas como Lang Lang, Emanuel Ax, Dmitry Korchak, entre outros. Tem atuado como diretor assistente de Gustavo Dudamel e Charles Dutoit com a Orquestra Filarmônica de Los Angeles. Colaborou ainda com o maestro Dudamel em várias produções de ópera. Na Venezuela, Manuel conduz regularmente a Orquestra Sinfônica Simón Bolívar, a Orquestra Nacional Juvenil de Caracas, a Orquestra Sinfônica Juvenil Teresa Carreño e muitas outras. Manuel López Gómez iniciou sua formação musical em violino, piano, música de câmara e composição a partir dos 8 anos de idade no "El Sistema".

Sobre Edicson Ruiz

Edicson Ruiz nasceu em 1985 em Caracas (Venezuela) e aos 11 anos começou a tocar contrabaixo na orquestra do El Sistema, um projeto social com o objetivo de formar e resgatar a juventude venezuelana através da música. Aos 15 anos, ganhou o primeiro prêmio da Sociedade Internacional de Baixistas, em Indianápolis, EUA, tornando-se o vencedor mais jovem na história dos concursos da organização. Ainda durante os estudos, Edicson Ruiz foi nomeado membro da Filarmônica de Berlim, tornando-se não apenas o primeiro músico sul- americano, mas também o mais jovem membro na história da orquestra. O governo venezuelano presenteou o jovem Edicson Ruiz em 2002 com a “Orden José Félix Ribas” por uma juventude exemplar. Um ano mais tarde, foi eleito um dos Dez Jovens Sobressalentes da Venezuela pela Junior Chamber International. Atualmente, tem aulas particulares com o celista Anner Bijlsma.

Sobre o NEOJIBA

Criado em 2007 como um dos programas prioritários do Governo do Estado da Bahia, o NEOJIBA tem por objetivo alcançar a excelência e a integração social por meio da prática coletiva da música. No Brasil, o NEOJIBA é o primeiro programa governamental de formação de orquestras infanto-juvenis baseado no aclamado “El Sistema”, programa venezuelano criado há 38 anos. Seu diretor fundador e regente titular é o pianista Ricardo Castro, convidado em 2007 pela Secretaria de Cultura para criar e implantar o programa na Bahia. O NEOJIBA já beneficia diretamente mais de 800 crianças e jovens, integrantes do Núcleo de Gestão e Formação Profissional do Programa, no Teatro Castro Alves, e em Núcleos de Prática Orquestral em Simões Filho, na Península Itapagipana e no Bairro da Paz, além de Trancoso, no extremo-sul da Bahia. Além disso, o NEOJIBA apoia pedagogicamente projetos orquestrais do interior do estado, levando seus resultados a jovens músicos de 20 municípios em toda a Bahia. O mais importante diferencial entre o NEOJIBA e a maioria das outras iniciativas de arte-educação realizadas no Brasil é sua função de real integração social, estimulando o convívio entre crianças e jovens de vários segmentos da sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário