22/03/2016

NOITE DE HOMENAGENS À SALVADOR NO ‘SEGUNDAS DO CHORINHO’ COM ESTEVAM DANTAS TRIO



SEGUNDAS DO CHORINHO tem data, hora e local fixos. Acontece em todas as segundas-feiras de 2016, a partir das 20h, na Varanda do SESI Rio Vermelho, quando apresenta grupos e artistas que trabalhem com a genuína música brasileira, o Choro.  Uma verdadeira vitrine do choro na Bahia, com vários grupo convidados, sendo um a cada noite de segunda-feira, a exemplo do Janela Brasileira, Casa Verde, Choro Novato, Choro do Uirapuru, Mandaia, Os Ingênuos, entre outros, com vários convidados especiais a cada apresentação, como Bandolla, Vitorio do Trompete, Luiza Britto, Ione Papas, Julio Caldas, entre tantos outros, uma parceria Hessel Produções e Teatro SESI Rio Vermelho / FIEB.

Na noite de 28 de março de 2016, o Projeto convida ESTEVAM DANTAS TRIO que faz dentro do seu show uma singelahomenagem aos 467 anos da Cidade do Salvador, convidando e recebendo a cantora Dora Bahiana e os instrumentistasElisa Goritzki, (flauta), Felipe Diaz (clarineta) e Fred Dantas (trombone), onde juntos interpretam canções que falam dos cantos e encantos da Capital baiana, entre outros grandes clássicos da música popular brasileira, assim como vários outros músicos que sobem espontaneamente ao palco no formato ‘Roda de Choro’.

O couvert artístico custa R$ 20,00. (Pagamento em espécie).

Estevam Dantas (1985) compositor, arranjador e instrumentista (pianista/acordeonista), nascido em Salvador – BA, graduado em Composição pela Emus – Universidade Federal da Bahia (2010). Como instrumentista, tem se dedicado ao desenvolvimento da música pianística com foco na música brasileira, solista e de câmara.
Neste show, Estevam mostrará ao piano sua vertente instrumental no choro, passando por clássicos de Waldir Azevedo, Pixinguinha, K-Xinbinho, além de prestar tributo a Ernesto Nazareth e Chiquinha Gonzaga. Será uma oportunidade de ouvir chorinhos criados diretamente para execução ao piano. Estevam será acompanhado dos músicos Mário Soares (violino) e Raul Pitanga (percussão).


CONVIDADOS

DORA BAHIANA - intérprete vocal, atriz e filósofa. Desde a infância já demonstrava ritmo e harmonia vocal, o que a levou à música. Iniciou sua carreira artística em 1995, pois, para a artista, o que dá sentido à sua existência é o cantar, é a música. Estreou cantando no Expresso Bahiano, com o espetáculo: “Dora Bahiana...do Brasil”. Foi convidada por Capinam a interpretar uma de suas canções no Teatro do MAM –BA, acompanhada ao violão por Alcyvando Luz. Já participou do Carnaval de Salvador e compôs a formação da “Orquestra 10” como vocal, apresentando-se por Salvador. Em 2000, foi indicada como melhor intérprete do Troféu Caymmi no show “Poetas”. Já se apresentou em vários teatros com o seu espetáculo Canto IN Verso, além de projetos como Terça da Boa Música e do espetáculo de arte multi-integrada “Tragédia no Mar”, entre tantos outros.

ELISA GORITZKI – Graduada em Flauta transversal na UFBA com especialização em flauta transversal na Escola Superior de Música de Stuttgart/ Alemanha, foi iniciada na tradição do choro nas rodas e “brincadeiras” na casa de Edson 7 Cordas, em Salvador/BA. Mestra pela UFBA realizou pesquisa sobre a arte de ornamentação e improvisação no choro. Concluiu seu doutorado em flauta transversal na UFBA, realizando uma pesquisa entre os “chorões” de Salvador/BA sobre o fenômeno da interpretação no choro. Fundou e coordenou durante 10 anos o projeto “Roda de Choro” do Teatro Vila Velha, em Salvador/BA. Recebeu o prêmio de melhor instrumentista - Troféu Caymmi/2007, apresentando o espetáculo “A Flauta no Choro”. Com seu grupo de Choro Novato participou do Festival Sommersprossen, em Rottweil/2007 e desde então vem realizando concertos, Rodas de Choro e workshops na Alemanha e Europa.

FELIPE DIAZ – Chileno, toca clarineta, flauta, saxofone e gaita de foles. Começou seus estudos na Escola de música da Universidade Federal da Bahia, concluindo o curso de estudos em teoria musical na Pontifícia Universidade Católica do Chile. Vem se apresentando em diversos lugares como Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Santa Cruz de la Sierra, Cochabamba, La Paz, Arica, Iquique e Santiago, sempre fazendo e aprendendo música, passeando pelo clássico, jazz e o popular, sendo seu principal foco o folclore latino-americano.

FRED DANTAS - Doutor e Mestre em Música pela Universidade Federal da Bahia, trombonista, professor, compositor e regente, se destaca no cenário musical baiano como um dos que trabalham para perpetuar e promover a tradição musical baiana, principalmente no que diz respeito às bandas filarmônicas.
Ao longo dos anos, o maestro tem se dedicado a projetos que incentivam os jovens à prática musical como a Oficina de Frevos e Dobrados, da qual ele é fundador e regente, a Escola Ambiental, na Barra do Pojuca, a Lira de Maracangalha e a Filarmônica de Crianças, que mantém no Centro Histórico de Salvador.


A HOMENAGEADA
SALVADOR – completando 467 anos no dia 29 de março de 2016, é uma das mais belas e visitadas cidades do Brasil. Reúne inúmeras atrações para todos os gostos: praias e belezas naturais, locais históricos, que remetem ao início da colonização brasileira, muita música, gastronomia típica, religiosidade, capoeira, além de possuir o maior carnaval do mundo.
A mistura de raças, credos e cores formou uma cultura singular em Salvador, que está presente em todas as partes da cidade.
Salvador está entre as cidades mais ensolaradas do mundo, sendo o clima ideal para os seus 50 quilômetros de praias, distribuídas entre a cidade alta e a cidade baixa, banhadas pelas águas do oceano Atlântico e da Baia de Todos os Santos.

Serviço:
O que: Projeto SEGUNDAS DO CHORINHO
Quando: sempre as segundas-feiras de 2016
Horário: a partir das 20 horasDia 28/03: ESTEVAM DANTAS TRIO & convidados: Dora Bahiana, Elisa Goritzki, Felipe Diaz e Maestro Fred Dantas.
Homenagem aos 467 anos de Salvador
Couvert Artístico: R$ 20,00 (pagamento em espécie)
Onde: Varanda do SESI Rio Vermelho
Endereço: Rua Borges dos Reis, 09 - Rio Vermelho.
Realização: Hessel Produções e Teatro SESI Rio Vermelho / FIEB.
Maiores Informações: Tel.: (71) 99160-9140.

Nenhum comentário:

Postar um comentário