30/03/2017

Cervejas especiais harmonizam com pratos típicos da Páscoa


O beer sommelier da Brasil Kirin dá dicas para combinar frutos do mar, ovos de chocolate e o tradicional bacalhau com rótulos da Baden Baden e Eisenbahn
A Páscoa é um dos períodos mais prazerosos, principalmente no que se refere às comidas, afinal, pouca gente resiste aos pratos típicos como o bacalhau e também os tradicionais ovos de chocolate. Então, que tal harmonizar isso tudo com uma ótima bebida para tornar a experiência gastronômica ainda mais prazerosa? E isso pode ser muito simples, basta identificar os elementos de cada prato, relacionar com o que eles combinam e assim descobrir um terceiro sabor.
Não é difícil perceber que o consumidor vem agregando novos hábitos alimentares, prezando por comer bem e buscando sempre por novidades. Nesse sentido, tem se tornado uma prática cada vez mais comum o consumo de cervejas especiais que harmonizam com os pratos que serão consumidos durante as refeições. Pensando nisso, o beer sommelier da Brasil Kirin, Samuel Hoshino, listou algumas dicas de harmonização dos pratos típicos do período com cervejas.
Um dos mais conhecidos pratos da Páscoa, o bacalhau à portuguesa, tem sabores acentuados que precisam de uma cerveja leve, mas com personalidade, para poder ser harmonizado. A Baden Baden Weiss é uma ótima opção. “Esta típica cerveja de trigo tem coloração amarelada e levemente turva, apresenta um corpo leve-médio e refrescante, com uma boa complexidade de aromas frutados lembrando banana e cravo. Sua aparência se dá graças à levedura que ainda está presente na bebida e ajuda a ressaltar as características aromáticas do líquido”, explica Samuel. No início do mês, esse rótulo foi premiado no estilo South German-StyleHefeweizen, pelo Concurso Brasileiro das Cervejas.
Neste período da Quaresma, que antecede a Páscoa, comer mais frutos do mar também é tradição devido ao costume de se evitar o consumo da carne vermelha. “Camarões, mariscos e peixes harmonizam com cervejas leves e sabores suavemente frutados como a Eisenbahn Weizenbier, feita com trigo de estilo alemão, com aromas de cravo e banana. A Baden Baden Witbier também é uma opção de trigo, mas com uma receita belga que leva laranja e sementes de coentro em sua composição”, informa o beer sommelier.
Outro alimento bastante consumido neste período, o  chocolate, também harmoniza com várias cervejas, principalmente as escuras com maltes tostados que têm aromas lembrando o café tostado ou chocolate amargo. “É preciso entender que o sabor doce do chocolate não pode ser anulado pela bebida, e sim complementado”, comenta Samuel Hoshino. Para essa iguaria o que não faltam são opções, entre elas, a Devassa Negra, do tipo Ale, de cor escura e um pouco mais amarga; a Baden Baden Chocolate ou a Stout, que harmoniza muito bem com as sobremesas.
Com o consumidor buscando por um cardápio cada vez mais sofisticado, mas sem perder as raízes, o mercado de cervejas especiais vem crescendo cada vez mais e proporcionando experiências únicas até para os paladares mais exigentes.
Para conhecer mais sobre as cervejas Baden Baden e Eisenbahn, todos os rótulos estão disponíveis na loja online WBeer.com. 

Samuel Pineda Hoshino - Formado em sommelier pelo Instituto da Cerveja (ABS-SP) e graduado em Publicidade e Propaganda e Relações Publicas pela universidade ESAMC, Samuel Hoshino trabalha na Brasil Kirin, onde tem expertise e é o responsável pela harmonização de todos os rótulos da indústria. Atuando na companhia desde 2010, atualmente é responsável pela ministração de cursos corporativos voltados a harmonizações e participa de eventos cervejeiros como beer sommelier.

Nenhum comentário:

Postar um comentário